Cidades

Jales - Consirj (UPA) Envia Nota de Esclarecimento



“À POPULAÇÃO INTEGRANTES DO CONSIRJ”

Em resposta ao citado na reportagem do site a “VÓZ DA CIDADE” sob o título – “Jales - Pacientes ‘PODEM’ estar morrendo por erro de Procedimento na Intubação” na data de 25 de março de 2021, temos a informar À POPULAÇÃO INTEGRANTES DO CONSIRJ” o seguinte:

Esta UPA-24hs., substituiu o PRONTO SOCORRO desde 2012, enquanto que o Pronto Socorro já existia há mais de 30 anos, e assim sendo vem atendendo até os dias de hoje casos de urgência e emergência 24 horas, portanto, de acordo com a necessidade do atendimento o procedimento é adotado, de tal forma que já foram realizados centenas de vezes o procedimento de intubação de pacientes, logo, não é agora que esta UPA assim procede, tem bons antecedentes nessa espécie de atendimento, e que jamais paciente ou familiar queixou-se de ter resultado em morte.

Na Legislação Federal que instituiu as UPAs/SAMU não há qualquer menção que estas Unidades tenham que ter o profissional médico “anestesista e intensivista” é categórico em citar o profissional médico socorrista em urgência e emergência, tanto é assim que a ambulância do SAMU – Avançada - possui respirador e outros equipamentos, bem medicamentos para intubação caso necessário, de tal forma que o sofrimento do paciente usando os medicamentos é amenizado.

E nem poderia ser diferente, pois, no momento do socorro não é possível estar presente os profissionais acima citado “anestesista e intensivista”, basta o profissional médico socorrista e sua equipe de enfermagem para promover o procedimento necessário de socorro ao necessitado agindo dentro do protocolo médico.

Estranhamente a reportagem relata que esta morrendo em razão de erro no procedimento na intubação aqui em Jales, o que é absurdo, pois, como vem mostrando as mídias são mais de trezentos mil mortos, indaga-se, embasado na reportagem, será que é o caso de procedimento mal realizado na intubação também realizados por hospitais ? Um absurdo !!!

Nossos profissionais médicos e de enfermagens são pessoas competentes, comprometidas em salvar vidas, e nesse momento de pandemia do coronavírus – covid-19, não medem esforços para dar de si todo o atendimento visando amenizar a dor do paciente e de seus familiares, e que estranhamente uma reportagem difamatória,

inoportuna em desfavor da equipe médica/enfermagem de tal natureza, com certeza não colocarão em desmotivação a equipe de modo geral, nem tampouco assustar as pessoas que necessitam de nosso serviços, aliás, uma reportagem gravíssima que omite o nome do denunciante, colocando toda população em pânico. Diga-se que esta UPA/SAMU atende em média 5.000 pessoas por mês.

É o que tínhamos a relatar para a nossa população dos municípios que integram este Consorcio, em número de 16, uma população estimada em 110.000 habitantes.

Jales – SP., 26 de março de 2021.

 

DR. MARIO SOITI OKANOBO

CRM/SP. 25.402

Diretor Técnico Médico do CONSIRJ

 

 

 

JOSÉ ROBERTO PIETROBOM

Diretor Administrativo

CONSIRJ


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades