Cidades

Jales - Bom Dia ao Idoso é realizado na Praça João Mariano de Freitas



Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, foi realizado na sexta-feira, 08 de novembro, o primeiro “Bom Dia ao Idoso”, na Praça João Mariano de Freitas.

O evento, que teve início às 8h da manhã e foi até às 12h, reuniu diversos serviços, órgãos e entidades que ofertaram atenção e cuidados à terceira idade.

O assunto discutido foi à conscientização e enfrentamento a violência contra a pessoa idosa, além de desenvolvidas diversas atividades, tais como apresentações artísticas; atividades físicas; orientação jurídica; realização de exames e orientações de saúde;
emissão do cartão de estacionamento; orientação dos serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social e realização de procedimentos estéticos.

A mobilização iniciou com a execução do Hino do Município e teve a participação de seus compositores, Moisés Landim de Souza (letra) e Edson Antônio da Silva (música); logo após houve a apresentação do Grupo de dança da Associação Jalesense da
Terceira Idade, com a coreografia “Rainhas do Country”, da professora Silvia Lourenção dos Reis, que foi medalha de bronze nos Jogos da Terceira Idade deste ano na cidade de Santa Fé do Sul. Em seguida, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Jales, apresentou um coral regido pela professora Verena e a dança “Hip-Hop é Resistência”, criado pela professora Renusa. O NASF e a Academia da Saúde realizaram exercícios e alongamentos com todos os envolvidos.

De acordo com o administrador do Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Jales e um dos organizadores do “Bom Dia Idoso”, Antônio Cláudio Francisco, havia a necessidade de falar mais sobre os direitos dos idosos, já que muitos sequer sabem, por exemplo, sobre seus direitos jurídicos. A OAB Jales ficou responsável por dar esse direcionamento aos que buscaram informações constitucionais.

A prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, efetivou os cadastros de estacionamento dos idosos, entre outras atividades promovidas por outras pastas, como a de Assistência Social e Saúde.

A iniciativa contou com vários parceiros que também forneceram serviços aos cidadãos, como a APAE Jales; Centro de Atenção Psicossocial – CAPS; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; Centro Integrado Esportivo da Valorização do Idoso – CIEVI; Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS; Conselho Municipal da Pessoa Idosa; Faculdade de Tecnologia “ Prof. José Camargo” – FATEC Jales; Fundo Social de Solidariedade; Instituto Educacional Profissionalizante – IEP; Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo; Núcleo de Apoio à Família – NASF; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB; Pastoral do Idoso e da Saúde; SABESP; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Planejamento,  esenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana e Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA.

“Embora seja a primeira edição, a ideia é que seja feita todos os anos o mesmo evento nas proximidades do Dia do Idoso, junto aos parceiros que contribuíram para a realização desse evento”, finalizou Antônio Cláudio.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades