Cidades

Jales - Bem-estar animal e guarda responsável são temas de palestras em escolas



Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e a Unidade de Zoonoses de Jales, realizaram palestras nas escolas do município, mais precisamente aos alunos do 5º ano do ensino fundamental. As atividades abordaram o tema "Bem-estar animal e guarda responsável”, assunto de suma importância para o município.  Isso porque, para que haja equilíbrio entre seres humanos, animais e meio ambiente, é preciso conscientizar a população.

Segundo o médico veterinário João Lucas Cânovas Delfino, da Secretaria de Agricultura, que ministrou as palestras nas escolas, as atividades educativas são de extrema importância para a busca desse equilíbrio. “A educação é fundamental para a promoção do bem-estar animal e da guarda responsável, pois é preciso que cada um tenha consciência de sua responsabilidade”, relata o profissional.

Para o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a promoção do bem-estar animal caminha em sintonia com a promoção do bem-estar humano e da sustentabilidade. De acordo com o CFMV, as cinco liberdades são mundialmente reconhecidas para avaliação do bem-estar animal. Segundo o Conselho, todos os animais devem ter essas cinco liberdades, as quais se referem à qualidade de vida, sendo elas: liberdade nutricional (acesso a água e alimento, em qualidade e quantidade adequadas); liberdade de dor e doença (cuidados com a saúde física); liberdade ambiental (ausência de desconforto, devendo haver um ambiente adequado, de acordo com a espécie); liberdade para expressar o comportamento natural da espécie; liberdade de medo e estresse (animais devem ser livres de sentimentos negativos).

O médico veterinário Carlos Eduardo Geraldeli da Silva, da Unidade de Zoonoses, que também ministrou palestra nas escolas, disse que a juventude é fundamental para melhorarmos o convívio entre humanos e animais. “Precisamos orientar nossas crianças hoje, para que, no futuro, possam ser adultos conscientes, interagindo com os animais de forma harmônica e saudável para ambas as partes”.

A coordenadora do ensino fundamental do município de Jales, Elisa Mara Mastelari Ferri, relata que as dezessete turmas de 5º ano das escolas municipais de Jales, formadas por cerca de 480 estudantes, além de professores, estagiários e outros servidores, participaram das atividades. Ela agradece, em nome da secretária da educação, Lourdes Marcondes Rezende, a parceria realizada com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente e com a Unidade de Zoonoses. A coordenadora ressalta ainda que “é de extrema importância abordar com os alunos o problema de abandono de animais na nossa cidade e suas consequências, além de ser um privilégio ter especialistas nas nossas escolas para falar sobre o equilíbrio natural de um mundo possível entre humanos, natureza e os animais”.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades