Cidades

Jales - Acolhimento: Casa de Apoio ao Migrante está preparada para abrigar moradores em situação de rua no inverno



Com o propósito de oferecer um espaço acolhedor para a população em situação de rua nos dias de baixas temperaturas neste outono e no inverno, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, já disponibiliza a Casa de Apoio ao Migrante, para proteger do frio, homens e mulheres moradores em situação de rua ou migrantes.

 

Para proporcionar esse acolhimento, o espaço localizado na Rua 15, dará continuidade ao importante trabalho de acolhimento e reintegração social que já realiza durante todo o ano, mas desta vez, com o objetivo de aquecer o corpo e o coração de quem vive nas ruas e enfrenta o frio nessa época do ano.

 

A Casa de Apoio oferece cama individual, com colchão e cobertores e instalações para banho. Além disso, o espaço oferece refeições como café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

 

Moradores em situação de rua podem se dirigir ao endereço central, na Rua 15, nº 2051. “Quem passar pelas ruas e identificar alguma pessoa dormindo nas ruas pode telefonar para o número (17) 99611 2811 que vamos providenciar o acolhimento em nossa “Casa de Apoio ao Migrante”, frisou a coordenadora da Casa, Angélica de Oliveira Pereira Moura.

 

Vale lembrar que no ano passado a Prefeitura criou um abrigo temporário no CIEVI – Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso, no Jardim Estados Unidos, um serviço de proteção à situação de emergência com capacidade para 20 pessoas. “Porém, embora tenhamos oferecido toda a estrutura necessária, com colchões, banheiros e alimentação, a adesão foi muito baixa dos moradores em situação de rua, mesmo com integrantes da nossa equipe fazendo busca ativa nas ruas e conversando com os moradores. Muitos se recusaram a ir para o abrigo temporário. Por isso, este ano, a Casa de Apoio ao Migrante foi adaptada e está pronta para acolher essas pessoas, com todo cuidado e carinho, nesses dias de baixa temperatura”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Pérola Fonseca Cardoso.

 

Não vamos permitir que ninguém fique desamparado e vamos continuar trabalhando para proteger vidas”, disse o prefeito de Jales, Luis Henrique Moreira.

 

 

Casa de Apoio ao Migrante

 

Com a missão de acolher, cuidar, alimentar e encaminhar os migrantes e moradores em situação de rua, buscando reintegrá-los à vida social, a Casa de Apoio ao Migrante de Jales, durante todo o ano realiza um importante trabalho de acolhimento com as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Mesmo com a pandemia da covid-19 em 2020 e 2021, as atividades na unidade não foram interrompidas. O serviço seguiu intenso respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) relativas a procedimentos de combate ao vírus, afinal, “o trabalho é essencial para a população”, enfatizou Pérola.

A Casa de Apoio ao Migrante oferece abrigo emergencial e temporário aos usuários e é feito um trabalho para resgatar os vínculos familiares dos migrantes e moradores em situação de rua. “Através do nosso trabalho, eles recebem ajuda para localizar familiares e retomar a vida em família, porém muitos se recusam a voltar ao convívio de suas famílias”, contou a coordenadora Angélica.

A casa oferece café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, roupa lavada e também disponibiliza aos moradores que optam por viver em situação de rua banheiros com chuveiros elétricos.

 “A Casa de Apoio ao Migrante não pode fazer um trabalho de assistencialismo, ou seja, levar comida, roupas e cobertores até os moradores em situação de rua e obrigá-los a ir para a Casa de Apoio. O que fazemos é um trabalho de orientação e apoio a essas pessoas em situação de vulnerabilidade. Nós acompanhamos as demandas de quem chega na cidade e não tem onde ficar; de quem está em trânsito ou está desabrigado”, assinalou a coordenadora Angélica.

A Casa de Apoio ao Migrante funciona em espaço amplo, arejado e extremamente acolhedor. Atende em horário integral, todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades