Política

Jales - A Inequívoca real situação entre o Município de Jales e o Estado



Política é a atividade desempenhada pelo cidadão quando exerce seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto.

A palavra política tem sua origem da palavra grega “polis” que significa “cidade”.

Neste sentido, determinava a ação empreendida pelas cidades-estados gregas para normalizar a convivência entre seus habitantes e com as cidades-estados vizinhas.

A política busca um consenso para a convivência pacífica em comunidade.

Por isso, ela é necessária porque vivemos em sociedade e porque nem todos os seus membros pensam igual.

Um dos primeiros a explicar o conceito de política foi o filósofo Aristóteles.

No seu livro "Política" ele define que esta é um meio para alcançar a felicidade dos cidadãos. Para isso, o governo deve ser justo e as leis, obedecidas.

Diante desta premissa, cabe ressaltar que em Política nenhuma decisão será de toda irrevogável, assim também se faz necessário observar que os fins justificam-se os meios.

O assunto trazido a baila hoje pelo Chefe do Poder Executivo, já deveria ter sido resolvido há muito tempo, o Estado vem cada dia transferindo cada vez mais, as responsabilidades quanto a prestação de serviços Públicos, onerando a máquina Administrativa Municipal, e sufocando-lhe a receita de forma a estrangular o crescimento direto e econômico das Medianas Cidades, chega  ser absolutamente Inconstitucional.

O rompimento da uma transferência obrigacional do Estado perante ao Município de Jales, ocorreu pela disparidade econômica e o desiquilíbrio financeiro que nossa Prefeitura vinha arcando por anos e chegou a um patamar insuportável e insustentável de se manter.

E assim também não faltou os oportunistas para aterrorizar a paz Política e financeira daqueles que investiram e se qualificaram de forma a se dedicarem as Escolas (PEI) - Programa de Ensino Integral, do qual a Escola Euplhy Jalles deve fazer parte.

A informação distorcida chegou  aos Professores que devem integrar o Programa, dando "falsamente" a entender, que o rompimento do Convênio com o Estado, afetaria de forma direta a PEI, e o Governo poderia recuar, causando um suposto prejuízo aos Profissionais, que tiveram de abrir mão de cargas horárias, locais de trabalho entre outras situação.

A bem da verdade, que o Programa PEI, independe de seu sistema de Merenda e tão pouco faz parte das clausulas contratuais que determinem obrigações do Município para manutenção do Programa.

 E a bem da verdade também que este assunto já avançou bastante, ao ponto de um de nossos Vereadores (Hilton Marques) acionar a sua base Politica (PT) a fim de ajudar nas tratativas entre a Secretaria Estadual e o Município de Jales.

Para isso o Prefeito de Jales, Luis H. Moreira, deve estar na próxima semana em São Paulo, para quem sabe voltar com boas notícias, desde que o Estado possa se sensibilizar generosamente, aumentando suas "obrigações".

Afinal de contas, os homens hão-de aprender que a política não é a moral e que se ocupa apenas do que é oportuno, e que apenas o Tempo é um contrato irrevogável !

Betto Mariano

 

 

 

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Política