Cidades

IMPS de Jales obtém certificação do programa do Pró-Gestão RPPS

é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão e proporciona benefícios internos e externos à instituição.

IMPS de Jales obtém certificação do programa do Pró-Gestão RPPS

O Instituto Municipal de Previdência Social de Jales obteve a certificação do Pró-Gestão RPPS no Nível I após passar pelo crivo de rigorosa auditoria em todas as áreas e atividades do Instituto, realizada pela empresa certificadora Instituto Totum de Desenvolvimento e Gestão Empresarial Ltda., credenciada da SPREV.

 

O processo de certificação teve início em 2018, quando a autarquia fez sua adesão ao Pró-Gestão, iniciando o processo de definição do nível de aderência mais adequado ao seu porte e perfil. A identificação dos pontos críticos e ajustes necessários às ações recomendadas permitiram a conquista da Certificação ao Pró-Gestão.

 

Além de melhorar os processos internos, trazendo mais eficiência e eficácia às ações desenvolvidas, a certificação garante ao Instituto a condição de Investidor Qualificado, possibilitando maior diversificação dos investimentos financeiros. A certificação é válida até 30 de setembro de 2024 e durante esse período, o Instituto assegurará a manutenção do cumprimento das ações, visando a melhoria contínua dos bons padrões estabelecidos.

 

A certificação é resultado do comprometimento e trabalho sério desenvolvido pelos servidores, Conselheiros, Administração Municipal, pela participação dos segurados e pelos vereadores na aprovação e adequação da legislação do instituto. Segundo dados da Secretaria de Previdência (SPREV) apenas 17% dos RPPS existentes no Brasil conseguiram esta certificação.

 

 

O que é o Pró-Gestão RPPS?

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015, é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão e proporciona benefícios internos e externos à instituição.

 

Cada uma das 24 (vinte e quatro) ações avaliadas pelo Programa possui 4 (quatro) níveis de aderência, que representam os diferentes graus de complexidade que poderão ser atingidos, desde o Nível I, mais simples, até o Nível IV, mais complexo. Importante destacar que os níveis mais elevados da certificação (III e IV) possuem graus de exigência que muitas vezes demandam uma estrutura organizacional mais robusta da unidade gestora do RPPS, com maior número de servidores e maior custo de manutenção, dessa forma sendo mais acessíveis aos RPPS de médio e grande porte.

 

Por essa razão, o fato de um RPPS ser certificado no Nível I ou II não significa que ele tenha um baixo grau de governança, mas sim que demonstrou ter alcançado um nível de governança adequado ao seu porte e estrutura organizacional, como é o caso do IMPS JALES.

Todas as informações sobre o Programa estão disponíveis no site do Ministério da Economia: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico/pro-gestao-rpps-certificacao-institucional

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.


Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Urânia - Feliz Natal com Katia Vitorelli


Cidades

Rapaz de 27 anos morre atropelado por trem em Meridiano

Um rapaz de 27 anos morreu na madrugada deste sábado, dia 4, depois ser atropelado por...


Cidades

Santana da Ponte Pensa Inaugura suas luzes de Natal neste sábado (04/12)

O Prefeito Vaguininho está convidando toda a População e Região,...

Cidades

Palhaços tomam conta do final de semana com atrações on-line no 8º EuRiso

O final de semana chegou com muitas atrações no “8º EuRiso –...