Um idoso, que se passava por fiscal do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Rio Preto para aplicar golpes em estabelecimentos da cidade, foi detido pela Polícia Militar no final da manhã desta quinta-feira (22).
Segundo a polícia, o homem, que andava com um código de consumidor em mãos, abordava estabelecimentos comerciais se passando por funcionário do Procon, com um crachá falso, para obrigar comerciantes de Rio Preto a comprarem uma “versão atualizada” do Código de Defesa do Consumidor.
De acordo com a instituição, não existe uma versão atualizada do código e os comerciantes não são obrigados a realizarem a compra. Na última quarta-feira (22), o Procon informou, por meio de nota, que caso comerciantes fossem abordados por qualquer pessoa com as características, denunciasse o caso à polícia.
A caixa de uma loja de roupas localizada no Centro, Taynara Renata Jacob dos Santos, 22 anos, foi vítima do golpista na tarde de ontem e pagou R$30 pelo novo código. Após se informar com o Procon, a mulher acionou a polícia e chamou o suspeito, que havia deixado um cartão com a vítima, para ir ao comércio novamente, momento em que ele foi detido pelos policiais.
“Chega um senhor muito educado, de crachá, bem vestido, falando que estamos trabalhando errado e na inocência, acabamos caindo na dele. Não dá mais pra confiar em ninguém”, disse a mulher.
A ocorrência segue em andamento.
(Colaborou Arthur AVILA)