Geral

Garcia terá Geninho Zuliani como vice na disputa à reeleição em SP



O governador Rodrigo Garcia (PSDB), candidato à reeleição ao governo de São Paulo, terá o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil) (foto em destaque) como vice-governador na chapa tucana. A decisão foi formalizada nesta quinta-feira (4/8), em anúncio da equipe de campanha.

Com a decisão, o ex-secretário municipal de Saúde de São Paulo Edson Aparecido (MDB), que era cotado para a vaga, sairá como candidato ao Senado.

Zuliani está em seu primeiro mandato como deputado federal e é um aliado próximo do governador. Nascido em Ribeirão Pires, ele se mudou para Olímpia, também no interior de SP, onde fez carreira política como vereador e prefeito. O parlamentar também ocupa o cargo de secretário-geral do União Brasil em São Paulo.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), foi condirmado como candidato à reeleição na disputa de outubro pela sigla no último sábado (30). A convenção dos tucanos ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, na Zona Sul da capital paulista, para a homologação da candidatura.

Convenções partidárias

O anúncio ocorre a um dia do prazo final estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro oficial das chapas. As convenções partidárias são reuniões de filiados para escolha de candidatos e oficialização de coligações com o intuito de disputar um cargo eletivo. A definição ocorre por meio de decisão dos filiados, podendo acontecer mediante votação ou aclamação.

Os eventos também marcam a confirmação de candidaturas que tentam uma cadeira no Congresso Nacional, nos Executivos estaduais e nas Assembleias Legislativas. Conforme definido pela legislação, as cerimônias podem ocorrer de 20 julho a 5 de agosto.

Vale ressaltar que a legislação eleitoral veda a candidatura avulsa até em casos em que a pessoa está filiada a um partido político. Passado o período das convenções, as legendas terão até 15 de agosto para registrar seus candidatos no TSE. A partir de 16 de agosto, inicia-se, oficialmente, a campanha eleitoral.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral