Cidades

Funcionários de escolas participam de força-tarefa para combater queimada em bosque de Jales



Funcionários de duas escolas de Jales (SP) se uniram para ajudar a combater uma queimada de grandes proporções que atingiu o Bosque Municipal. A suspeita é que o incêndio, que teve início manhã e foi controlado somente na tarde desta terça-feira (17), tenha sido criminoso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as chamas começaram em uma mata, se espalharam rapidamente e atingiram área que fica bem na frente das unidades de ensino. Muita fumaça se formou e incomodou os alunos.

“Nós vimos que só o caminhão dos bombeiros não estava dando conta. Então, resolvemos emendar as mangueiras de duas escolas. O bosque é um local muito visitado por nós. Se conseguirmos salvar algumas árvores já estamos fazendo nossa parte”, afirma Sandra Regina Vomeiro, diretora de uma das escolas.

Mangueiras de duas escolas foram conectadas em Jales  — Foto: Reprodução/TV TEM

Mangueiras de duas escolas foram conectadas em Jales  — Foto: Reprodução/TV TEM

Mangueiras de duas escolas foram conectadas em Jales — Foto: Reprodução/TV TEM

Além dos funcionários, agentes dos bombeiros, brigadistas de usinas, policiais militares e ambientais, funcionários da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Defesa Civil também compareceram ao local para realizar o combate às chamas.

“Aproximadamente 70% da área foram queimados. A área é de difícil acesso porque é preservada. Então, nós fizemos barreiras para evitar o avanço das chamas”, afirma o coordenador da Defesa Civil, Paulo Corrêa.

O Bosque Municipal de Jales (SP) possuí 200 mil metros quadrados e serve de refúgio para diversos aves e animais. A base da Polícia Ambiental fica dentro do local.

 

 

 

 

 

 

“Essa mata é uma floresta estacional em estágio médio de regeneração. Ela possuiu sete alqueires e também espécies nativas da Mata Atlântica. Nós extinguimos o incêndio e agora vamos averiguar de quem é a responsabilidade sobre a queimada”, afirma o cabo da Polícia Ambiental, Nelson Gouvea dos Santos.

A Polícia Civil registrou um boletim de ocorrência e tenta identificar se o incêndio começou de forma criminosa ou não.

Queimada atinge Bosque Municipal de Jales  — Foto: Reprodução/TV TEM

Queimada atinge Bosque Municipal de Jales  — Foto: Reprodução/TV TEM

Queimada atinge Bosque Municipal de Jales — Foto: Reprodução/TV TEM


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades