Cidades

Fórum 2030 vai discutir proposta decenal para o esporte, cultura e juventude em Jales

O tema central será a Proposta Decenal com foco no esporte, cultura e juventude no município de Jales entre os anos de 2021 e 2030.

Fórum 2030 vai discutir proposta decenal para o esporte, cultura e juventude em Jales

Com o objetivo de reunir segmentos representativos da área esportiva, paradesportiva, de lazer, e cultural para promoção de uma articulação que será realizada com proposituras e debates, a fim de construir e implementar ideias que serão transformadas em metas, a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Juventude, vai promover no dia 26 de fevereiro o Fórum 2030. O evento vai acontecer no Plenário presidente Tancredo Neves da Câmara Municipal seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

 

O tema central será a Proposta Decenal com foco no esporte, cultura e juventude no município de Jales entre os anos de 2021 e 2030. Com a colheita de dados, informações, proposições, indicações de problemas, bem como sugestões de ações e atividades, inclusive no meio rural, pretende-se promover a interação e o despertar da participação e dos consequentes envolvimentos setoriais, buscando a melhoria da qualidade de vida da população.

 

Com apoio de parcerias e coparticipações, a Prefeitura convidou lideranças, autoridades do serviço público e da iniciativa privada, representantes de entidades, associações e clubes esportivos, além de representantes da sociedade civil, para as palestras e debates. “Os participantes formarão grupos temáticos de discussão para elaborar projetos de inclusão, parcerias e propostas com um mesmo fim: possibilitar o desenvolvimento social a partir do esporte, cultura e juventude em Jales, com o lema Juntos somos mais fortes”, enfatizou o secretário de Esportes, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni.

 

Programação

 

No dia 26, na Câmara Municipal, a abertura está programada para as 18 horas com a composição de mesa, execução de hinos e uso da palavra pelo diretor da Divisão de Esportes da Secretaria Estadual de Esportes, professor Maurício Pereira Lisboa, pela coordenadora de Esportes do Estado de São Paulo, professora Simone Brighetti e pelo secretário Executivo da Secretaria Estadual de Esportes, Marco Aurélio Pêgolo dos Santos, mais conhecido como Chuí.

 

Às 19h30 vai acontecer um painel com o tema “Realidade do Esporte e da Cultura, hoje, no município de Jales”, com os moderadores Clayton Campos e Wilter Guerzoni. Já às 19h50 será abordado o painel “Investimento em Esporte e Cultura geram economia na Saúde, Desenvolvimento e Bem-Estar Social, Educação, Segurança, Justiça e Promoção Social”, com os moderadores, o professor Rui Rodrigues, o secretário municipal da Saúde, Dr. Alexis Shigueru Kitayama, a secretária municipal da Educação, professora Adriana Juliano Mendes Campos e o Promotor de Justiça da 5ª Vara, Dr. Cleiton Luís da Silva.

 

Para as 20h30 está marcado o painel “O desafio para o esporte e a cultura no cenário da pandemia”, com o moderador Deonel Rosa Júnior, diretor do Jornal de Jales. Na sequência vai ser realizada a apresentação do tema do Fórum Jales 2030 – Proposta Decenal de Esportes, Cultura e Juventude do Município de Jales e a instalação dos Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos.

 

Grupos Temáticos

 

Os Grupos Temáticos terão a função de discutir e propor objetivos, diretrizes, ações e metas para implementação de programas esportivos, culturais e da juventude, dentro dos eixos estabelecidos pela organização do evento.

 

Para cada grupo de trabalho haverá a indicação de um coordenador e de um relator, escolhidos entre os seus participantes. Estes terão a função de conduzir, direcionar e coordenar os trabalhos (Coordenador), assim como a elaboração do documento com os assuntos debatidos (Relator).

 

Plataforma digital

 

No site da Prefeitura de Jales (www.jales.sp.gov.br) será disponibilizado um banner na página principal, com um link que vai direcionar para uma plataforma virtual com o objetivo de discutir os Eixos Temáticos, a fim de garantir ampla participação, sem ferir as recomendações impostas ao município pela sua classificação no Plano São Paulo de Saúde. O participante deverá, obrigatoriamente, registrar o seu nome e o número do seu documento de identidade e poderá registrar opiniões, sugestões, críticas, que poderão ser debatidas durante o Fórum.

 

Dias 01, 02 e 03 de março

 

Na segunda-feira, dia 1º de março, na I Igreja Batista de Jales (Avenida Paulo Marcondes, nº 951), às 19 horas, se dará o início dos Debates dos Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos: eixo 01 - Esporte para todos: Saúde, Melhor Idade e qualidade de vida; eixo 02 - Lazer, Juventude, Esporte e Turismo Rural; eixo 03 - Esporte Educacional, Esporte Paralímpico e Esporte Individual; eixo 04 - Entidades/Associações, Clubes Esportivos e Esportes Coletivos e o eixo 05 – Lutas, Academias e Esportes Radicais. 

 

No dia 02, também na Igreja Batista, às 19 horas, inicia-se os Debates dos Grupos de Trabalho dos eixos temáticos “Do Espaço Urbano e da Infraestrutura Cultural”, “Da Formação e da Difusão Cultural” e “Da Realização de Eventos e Intercâmbios Culturais”.

 

Os coordenadores e relatores de cada grupo de trabalho e de cada eixo temático deverão apresentar, por escrito, à Comissão Organizadora, as propostas elaboradas em seus grupos, para a apreciação na Plenária Final e elaboração do documento final.

 

No dia 03, vai acontecer a plenária final, às 19 horas, na Igreja Batista. Ela será presidida pelo Secretário de Esportes, Cultura e Juventude de Jales, Wilter Guerzoni e terá a participação de representantes dos Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos, como o objetivo apreciar e submeter as propostas ao contraditório pelos grupos participantes e posterior definição dos textos.

 

“Será um Fórum muito importante para o setor de esportes, cultura e juventude. Acredito que vai ser um marco para esses setores. Essa é uma administração onde as pessoas terão voz e serão ouvidas, por esse motivo é muito importante a participação das pessoas através da Plataforma Digital, disponível no site da Prefeitura e também no Fórum, onde as medidas de segurança com relação à Covid-19, serão tomadas”, disse o secretário Wilter Guerzoni.

 


Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Jales registra 110ª morte por Covid, amigos homenageiam moradora

A Prefeitura de Jales informa que a Vigilância Epidemiológica registrou 58...


Cidades

Jales - Secretária de Educação participa de seminário sobre planejamento e gestão educacional

A Secretária Municipal de Educação, Profª. Dra. Adriana Campos,...


Cidades

Após ser mencionada como uma das cidades mais tranquilas, Vitória Brasil registra sua primeira morte por Covid-19

A paz interiorana de uma das Cidades mais tranquilas do Noroeste Paulista parece que foi...

Cidades

Prefeitura planta 6 mil mudas de flores na Rotatória da Vila União

A Prefeitura de Jales, desde o dia 04 de janeiro, quando a nova administração...