Cidades

Formações continuadas e em serviço enriquecem o ensino nas EMEIs



As Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Jales têm transformado o trabalho pedagógico oferecido para crianças de 0 a 3 anos, que permanecem em período integral nas escolas. A abordagem pedagógica adotada valoriza o desenvolvimento integral, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e sociais, criando um ambiente de aprendizado lúdico e investigativo.

No período regular (manhã), as EMEIs desenvolvem atividades planejadas em contextos investigativos, estimulando a curiosidade e o desejo de aprender. Essas propostas pedagógicas incentivam as crianças a observar, questionar e descobrir o mundo ao redor, construindo conhecimentos de maneira significativa e interativa. No contraturno (período vespertino), o aprendizado é complementado por oficinas práticas, como culinária animada, horta caseira e jardinagem infantil. Nessas oficinas, as crianças desenvolvem habilidades motoras, aprendem sobre alimentação saudável e exploram o cuidado com o meio ambiente.

Na oficina de culinária, por exemplo, as crianças têm contato com ingredientes e modos de preparo, despertando a consciência alimentar e o prazer pela nutrição. Já nas atividades de horta e jardinagem, aprendem sobre o ciclo de vida das plantas e a importância da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade. Esse conjunto de práticas cria um ambiente de aprendizado completo e prazeroso, onde as crianças protagonizam seu processo educativo e se desenvolvem em múltiplas áreas.

Para potencializar essas práticas, as coordenadoras pedagógicas e os servidores das EMEIs participam regularmente de formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação. Conduzidas pela professora formadora Marilene Aparecida Jorge do Prado, as capacitações abordam temas como Pedagogia Participativa, planejamento de contexto e sessão, cultura escrita, construção de portfólios e oficinas pedagógicas (horta, culinária e jardinagem), reforçando o compromisso com a formação contínua e reflexiva.

A Pedagogia Participativa coloca as crianças como protagonistas ativas no processo de aprendizagem, promovendo o protagonismo infantil e valorizando suas descobertas. O planejamento de contexto e sessão respeita o tempo e o espaço das crianças, com atividades que atendem às suas necessidades e interesses reais. Esse trabalho é enriquecido com a introdução da cultura escrita na educação infantil, incentivando as crianças a explorar a leitura e a escrita de maneira lúdica. A construção de portfólios permite registrar o desenvolvimento das crianças de forma sistemática, criando uma documentação valiosa para análise aprofundada do aprendizado e reflexão pedagógica.

Formação continuada 01

Oficina Horta Caseira, realizada na EMEI Dercílio Joaquim de Carvalho 

Formação continuada 02

Oficina Horta Caseira, realizada na EMEI Dercílio Joaquim de Carvalho 

Formação continuada 03

Momento de aprendizado e troca de ideias durante a formação das coordenadoras, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade

Formação continuada 04

As Agentes de Educação Infantil em ação, trocando experiências e boas práticas aplicadas nas EMEIs 

Formação continuada 05

Contexto investigativo (Diversidade Cultural - boi bumbá, sítio do maternal II), EMEI Profª. Nívea Leni M. P. Alves


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