Geral

FATO - Trump ordena rapidez na liberação de remédios com potencial para tratar coronavírus



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (19) que a entidade reguladora de medicamentos do país deve acelerar o processo de aprovação para potenciais terapias que tenham efeito contra a Covid-19.

 

 

A ideia é que isso aconteça enquanto uma vacina está sendo desenvolvida.

Trump citou especificamente a droga Remdesivir, que ainda está em experimento, e a droga anti-malária cloroquina. A agência de vigilância sanitária dos EUA (Food and Drug Administration - FDA) deve iniciar o processo administrativo de regulamentação, disse ele.

"Vamos poder fazer com que esse medicamento esteja disponível quase de imediato", disse Trump, fazendo referência aos resultados preliminares "muito, muito animadores".

 

Órgão regulador pede mais análises

 

De acordo com a agência France Presse, a FDA limitou-se a dizer que a cloroquina já foi efetivamente aprovada para o tratamento da malária e da artrite, mas não para o coronavírus.

"O presidente nos pediu para analisar esse medicamento. Queremos fazer isso implementando um ensaio clínico extenso e pragmático para obter informações e responder a todas as questões que possam surgir", disse o diretor da FDA, Stephen Hahn.

“Precisamos remover todas as barreiras”, disse Trump.

Os ensaios clínicos para terapias em potencial para o coronavírus já estão acontecendo. Não é claro se o pedido de Trump tem mesmo o potencial para tornar um tratamento eficiente acessível com mais rapidez.

“Pode ser algo que mude a partida ou não”, afirmou o presidente dos EUA.

O comissário do FDA, Stephen Hahn, afirmou que o órgão está trabalhando com rapidez para examinar todas as possibilidades. “No curto prazo, estamos analisando as drogas que já estão aprovadas para outras indicações”, ele afirmou.

 

Medicamentos que apresentaram resultados positivos

 

Quatro medicamentos apresentaram resultados positivos em pesquisas científicas no tratamento da Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Esses remédios atuam em diferentes estágios de contaminação das células. Os resultados ainda são preliminares.

São eles:

 

  • Cloroquina
  • Remdesivir
  • Lopinavir/Ritonavir
  • Favipiravir

 

 

 

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral