Polícia

Família é alvo de operação da PF contra fraudes nos Correios



PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão em operação de fraudes contra os Correios em Cedral (SP) — Foto: Polícia Federal/Divulgação

Quatro pessoas da mesma família foram alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) contra fraudes no pagamento de indenização dos Correios. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (8), em Cedral, no noroeste paulista.

As investigações, iniciadas em julho de 2023, apontam que o grupo recebia pagamentos indevidos por extravios de encomendas postais. Os suspeitos fraudavam códigos de rastreio dos objetos, o que ocasionava a perda do item durante o fluxo postal.

Como consequência, eles solicitavam indenizações, que eram pagas pelos Correios, em virtude do extravio dos objetos. Ainda de acordo com a PF, as encomendas eram acompanhadas de falsas declarações de conteúdo dos objetos - geralmente declarados com altos valores. O esquema fraudulento causou prejuízo de mais de R$ 40 mil aos cofres públicos.

Denominada "Decipi" - em referência à expressão em latim para “ser enganado” -, a operação contou com apoio do setor de segurança dos Correios. Nos endereços relacionados aos suspeitos, foram apreendidos celulares, computadores e mídias de armazenamento, que serão submetidos à perícia técnica.

Os investigados poderão responder pelo crime de estelionato majorado, cuja pena prevista é de prisão de um a cinco anos, elevada por ter sido praticado contra empresa da União.

Em nota, os Correios informou que, por questões de segurança, não divulga detalhes sobre ocorrências, mas destacou que colabora com as investigações desde o início do passado e que trabalha pra prevenir fraudes e outros crimes na estatal.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Polícia