Cidades

Etec de Monte Aprazível tem projeto de plantio de cacau



Um projeto da Escola Técnica Estadual (Etec) Padre José Nunes Dias está ajudando a diversificar a produção agrícola na Região de São José do Rio Preto. Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e com a Fatec Rio Preto, a Etec dedicou uma área de mil metros quadrados da escola para o plantio de cacau.

 

Os maiores produtores da fruta no Brasil são os estados do Pará e da Bahia, mas cerca de cinco propriedades da Região de São José do Rio Preto estão investindo na nova cultura. “Estamos trabalhando na Etec para aprender e difundir tecnologia para o plantio do cacau”, explica o professor responsável pelo projeto na Etec, Antônio Donizetti Sonego.

 

O projeto começou em 2019 e já envolveu mais de 200 alunos dos cursos de Agropecuária e Meio Ambiente. Como a planta precisa de sombra para sobreviver aos primeiros anos de cultivo, as mudas foram cultivadas junto a bananeiras e seringueiras – são cerca de 50 mudas, que dão frutos após três anos.

 

Além do cultivo da espécie, existem planos de transformar a região em polo de beneficiamento de cacau. “A produção de São Paulo tem que ser beneficiada na Bahia para depois voltar para as indústrias locais”, explica Sonego.

 

O professor avalia que o mercado de cacau possa trazer
muitas oportunidades para os alunos. “Queremos que nossos estudantes sejam difusores e consultores de tecnologia na
cultura do cacau”, conclui.

Etec dedicou uma área de mil metros quadrados na escola para o
plantio de cacau


Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 228 mil estudantes nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 94 mil alunos.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades