Curiosidades

Estudante sorteia carneiro para comprar computador e retomar estudos.



Um estudante de Tabuleiro do Norte, no interior do Ceará, decidiu sortear um carneiro para ajudar a custear a compra de um novo computador para que possa continuar seus estudos. Ricardo Maurício, engenheiro civil, passou no mestrado na Universidade Federal do Ceará, mas seu notebook queimou, impedindo que ele acompanhe as aulas e faça a sua pesquisa.

Em publicação nas redes sociais, Ricardo afirmou que não possui dinheiro para uma nova máquina e que o auxílio financeiro do mestrado não existe, impedindo que ele possa comprar um novo equipamento.

"Como filho de família humilde sou mais um pobre que tenta crescer através do estudo. Sempre gostei se estudar, meu primeiro notebook, ganhei em 2012 da prova do SPAECE, uma avaliação do Governo do Ceará em que os estudantes que obtinham a partir de 80% de acerto em português e matemática ganhavam um notebook", conta o estudante.

"Fiz minha graduação de Engenharia Civil na UFERSA de Mossoró-RN, onde morava na residência acadêmica que se localizava dentro da própria instituição, dividia uma casa com 12 estudantes e foi lá onde mais aprendi e cresci como humano. Me mantinha praticamente com uma bolsa de pesquisa, me formei e desde então não consegui encontrar emprego devido o setor da construção já estar em crise ou não ter o QI (quem indique) atrelado a atual pandemia."

Ricardo conta que o mestrado na UFC era um sonho que conseguiu concretizar este ano, mas que a realidade da falta de bolsas para o programa tem sido dura.

"Não consigo fazer minhas pesquisas sem minha ferramenta de trabalho. É nessas horas que percebo o quanto o conhecimento tá se tornando cada vez mais elitizado, pobre tá perdendo cada vez mais seu espaço, sem incentivo do governo pobre não pesquisa."

O custo para cada bilhete do sorteio é de R$ 10 e o estudante espera conseguir um montante suficiente para comprar o equipamento por meio da iniciativa. "Me ajudem a não desistir do meu sonho, desde já, agradeço a todos. Firme na luta", escreve.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades