Saúde

Estado de SP anuncia Domingão da Vacinação neste fim de semana



 

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (23) o Domingão da Vacinação para este domingo (27). As unidades de saúde de todo o estado estarão abertas para a imunização das crianças, além da aplicação da terceira e quarta dose contra a COVID-19. Com a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe, os idosos acima de 80 anos também poderão receber a dose de imunizante contra a Influenza.

“Neste domingo, dia 27 de março, das 7h até 19h teremos 5 mil unidades básicas de saúde nos 645 municípios do estado de São Paulo vacinando a população, principalmente as crianças de 5 a 11 anos. Também vamos proceder a imunização da quarta dose para pessoas com mais de 80 anos e para aquelas pessoas que eventualmente ainda não tomaram a sua terceira dose”, disse Doria.

A iniciativa busca ampliar a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, principalmente com relação à segunda dose contra a COVID-19. No estado, 75% do público infantil já tomou a primeira dose, porém apenas 34% recebeu as duas doses e completou a imunização, sendo que cerca de 800 mil crianças já poderiam ter recebido a segunda dose. Uma pesquisa da Fundação Seade apontou que 34% dos pais e responsáveis afirmaram que não levaram os filhos para vacinar por falta de tempo.

No domingo também poderão se vacinar quem ainda não recebeu a terceira dose da vacinação, além dos idosos acima de 80 anos que já estão aptos para receber a quarta dose. A ação ocorre em parceria com os 645 municípios, portanto as mais de 5 mil unidades básicas de saúde estarão abertas para atender a toda a população (consulte a programação do seu município).

A Secretaria de Estado disponibilizará R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios com o intuito de que todos possam abrir suas unidades e ter equipe completa para a vacinação da população.

“O Domingão da Vacinação é uma oportunidade para que toda a família possa tomar a sua dose. Os municípios terão ações especiais para a aplicação da segunda dose nos faltosos, além de ampliar a cobertura vacinal da terceira e quarta dose de COVID-19”, destacou a Coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Antecipação da vacinação contra a Gripe

O Governador também anunciou a antecipação em uma semana da campanha de vacinação contra a gripe. Os idosos acima dos 80 anos poderão receber a vacina contra a Influenza já a partir deste domingo (27) durante o Domingão da Vacinação. Os idosos acima de 80 anos que forem aos postos receber a quarta dose da vacina contra a COVID-19, poderão receber simultaneamente a vacina contra a gripe.

Nesta semana, o Instituto Butantan entregou as doses da vacina contra a gripe para São Paulo, o que permitiu a antecipação em uma semana da campanha estadual. A vacina contra a influenza é trivalente, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Saúde