Cidades

Equipe de Jales é Campeã da 18º Copa Tigres do Taekwondo



Foi realizada no domingo, 15 de maio, a 18ª edição da Copa Tigres do Taekwondo, competição organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude em parceria com o Instituto de Estudos da Cultura e Artes Marciais Coreanas – Tiger’s Team e a Unijales, no Ginásio Poliesportivo Cristóvam Soler.

 

A Copa contou com a participação de 163 atletas de várias categorias, das cidades de São José do Rio Preto, Catanduva, Neves Paulista, Ibirá, Mirassol e Auriflama, além de atletas de outros estados, como Minas Gerais. Os competidores foram divididos pelas categorias Kyorugui Individual e Poomsae Individual.

 

As disputas foram acirradas, tendo inclusive, a participação da atual campeã paulista juvenil Ana Carolina Tsubaki. Jales foi representada pelo Instituto Tiger’s Team, equipe vencedora na pontuação total do evento. A delegação jalesense contou com 26 atletas entre alunos do Instituto Tiger’s Team de Taekwondo e crianças da AACAJ - Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente de Jales, e sagrou-se campeã por equipes na modalidade Kyorugui (lutas) com 14 medalhas de ouro e 16 de prata.

 

Nas lutas por equipe a Equipe Hagnos ficou em segundo lugar e em terceiro se classificou a equipe Dragões, ambas de São José do Rio Preto. Já na modalidade de Poomsae a campeã foi a Equipe Hagnos de São José do Rio Preto, seguida pela Equipe Tiger’s Team/AACAJ de Jales e em terceiro lugar a Equipe Fronteira TKD de Fronteira-MG.

 

O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Esportes, Wilter Guerzoni, do reitor da Unijales, Junior Soler, do mestre Antônio Marcos, responsável pelo Instituto Tiger's Team, além de autoridades e convidados. Também esteve presente o Coronel da Polícia Militar, Fábio Rogério Candido, Comandante do Policiamento da Capital e ex-comandante do CPI-5, cujos filhos figuraram entre os competidores, integrando a comitiva de São José do Rio Preto.

 

De acordo com o mestre Antônio Marcos, “foi uma satisfação enorme poder retornar a realização das competições após dois anos de pandemia. Em Jales, é a primeira copa de Taekwondo realizada após o período crítico da covid-19. Nossa querida cidade ter levado o prêmio da equipe que mais pontuou na competição foi muito especial e, além disso, tivemos ótimas surpresas durante a competição, como o atleta Marcos Crippa, de apenas 16 anos, que lutou na chave dos adultos contra um atleta de 23 anos e mais de 100kg, saindo campeão dos pesos pesados”.

 

Outra grande surpresa da Copa Tigres foi a atleta Milena Alvarenga, campeã na sua categoria por nocaute técnico, que aceitou o desafio de disputar uma segunda medalha na chave de faixas pretas, encarando na final a atual campeã paulista juvenil Ana Carolina Tsubaki. Após uma disputa equilibrada, Milena levou a medalha de prata. “A medalha de prata é muito honrosa para a Milena, que ainda usa faixa azul e aceitou o desafio de lutar contra uma atleta faixa preta. Faltam 4 faixas para Milena chegar lá e mesmo assim ela obteve muito destaque na disputa”, afirmou Antônio Marcos.

 

Na ocasião, Wilter agradeceu a importante parceria firmada entre a Prefeitura, o Instituto Tiger’s Team e a Unijales. “Esperamos que esta parceria se estenda nos próximos anos e o esporte continue sendo incentivado em todas as idades”.

 

Ao final da competição, foi realizada cerimônia de premiação aos atletas de todas as categorias. Além dos competidores, os mestres de cada academia também receberam uma medalha pela participação no campeonato.

 

“Encerramos com total sucesso os eventos esportivos que preparamos para a comemoração dos 81 anos de Jales. Agradeço ao Mestre Antônio Marcos, responsável pelo Instituto Tiger’s Team, ao Junior Soler, reitor da Unijales, e ao Prefeito Luis Henrique e a Vice-prefeita Marynilda, pelo total apoio que têm dado ao nosso trabalho como um todo. Já adianto que para os próximos meses, outros eventos esportivos que serão realizados pela secretaria. Aguardem que vem muito mais por aí!”, finalizou Wilter.

 

 

Confira a colocação dos participantes:

 

No quadro geral de medalhas os jalesenses conseguiram as seguintes posições:

- Poomsae: a estreante Laura Oliveira foi ouro, seguida por Vitoria Elisa, Milena Alvarenga, Guilherme Dourado, Marcos Uga e Tiago Silva. Receberam medalha de prata Otávio Magaroti e o pequeno Carlos Eduardo Caetano, de apenas 10 anos.

- Kyorugui: receberam a medalha de ouro os veteranos Vitoria Elisa, Milena Alvarenga, Jacira Linhares, Marcos Crippa, Carlos Eduardo Caetano e os debutantes David Carvalho, Alexandre Gabriel, Pyetro Leonardo, Kauã Leonardo, Guilherme Bezerra (duas categorias), Luis Antonio David, Vicente Francisco e Uharisson Rhuan.

Já as medalhas de prata ficaram com os veteranos Milena Alvarenga (desafio Faixa preta), Guilherme Dourado, Otávio Magaroti, Pedro H. Maria, Carlos Eduardo Caetano (desafio) e os debutantes Theo Campanholi, Laura Oliveira, Alexandre Gabriel (desafio), David Renê, Isac Medeiros, Kauã Leonardo (desafio), Guilherme David, João V. Carvalho, Enzo Samuel, Uharison Rhuan (desafio) e o pequeno João Vitor de apenas 6 anos.

Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades