Cidades

Em tempos de pandemia, professora da rede municipal de Urânia inova e cria canal no YouTube para contar histórias



A professora da EMEIF Pinguinho de Gente, Elen Cristina Massuia Miranda, ao se adaptar à nova forma de trabalho, neste período de pandemia, teve a ideia de criar um canal no YouTube “Conto com Você” para contar histórias infantis.

“Uma das atividades permanentes da rotina escolar é contar ou ler histórias para as crianças. Essa atividade teve que continuar na forma de ensino remoto, ou seja, para as crianças terem acesso às histórias teriam que ser filmadas e já que teria que filmá-las, pensei: e se eu tivesse essas histórias para acessar quando quisesse ou, ainda melhor, e se outras pessoas e, principalmente, outras crianças, não só meus alunos tivessem a oportunidade de acessar este conteúdo? Foi assim que pensei em criar meu canal”, relatou.

Toda semana a contadora de histórias publica um novo vídeo em seu canal. Ela tem como aliado os contos infantis, obras literárias valiosas dentro do universo infantil, admiradas até mesmo pelos adultos que gostam de relembrar a infância.

Como sempre gostou de trabalhos manuais e artesanais, a professora confecciona tudo o que utiliza para contar as histórias. “Criava os materiais e, após fazer a contação, ficavam guardados até o momento de contar novamente aquela mesma história. Às vezes, isso demorava a acontecer. Através do canal, consigo mostrar todos os materiais feitos com todo meu capricho, dedicação e carinho”.

Para Elen, contar histórias é algo que lhe motiva e traz benefícios. “Sou o tipo de pessoa romântica que, às vezes, gosta de buscar nos contos um refúgio da realidade e propiciar esses momentos para outras pessoas me faz sentir bem no intuito de deixar a rotina pesada do cotidiano mais leve”.

Ela confessa que nunca teve a intenção de adquirir fama ou alguma vantagem financeira com o seu canal, até porque seus vídeos são produzidos de maneira simples. “Para falar a verdade, esperava que minha família me apoiaria, meus alunos iriam visualizar, já que incluo as histórias como parte das atividades, colegas de trabalho e alguns amigos, mas parece que o número de visualizações está abrangendo um pouco mais que o esperado”.

Otimista e feliz, Elen confessa que já chegou a pensar nos planos futuros: “já pensei em futuramente expandir para um trabalho autoral sim, ter minhas próprias histórias, quem sabe?! Enfim, acredito que estou dedicando parte do tempo da minha vida pessoal e profissional para construir algo bom, estimular a imaginação, a fantasia e a criatividade”, finalizou.

Para acessar:

Inscreva-se no canal do YouTube “Conto com Você” https://www.youtube.com/watch?v=NiVnfw42teM assista e compartilhe com familiares e amigos.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades