Curiosidades

É #FAKE foto que mostra anúncio de curso de direito com críticas a ministros do STF



Circula pelas redes sociais a imagem de um outdoor com a imagem dos ministros do STF Dias Toffoli, Carmen Lúcia e Gilmar Mendes ao lado da mensagem: "Não pague mico. Não seja como um ministro do STF, saiba o que está fazendo! Estude Direito na Unipec. Inscrições Abertas 2020. Unipec". A imagém é #FAKE.

 — Foto:  G1

— Foto: G1

Uma busca reversa na imagem mostra que ela foi montada sobre uma foto real do outdoor que fazia publicidade de uma clínica de estética. O outdoor original fica na cidade de Contenda, no Paraná.

A mensagem falsa diz que o anúncio foi feito em Sorocaba (SP). Segundo o site do MEC (Ministério da Educação), não há nenhuma universidade com esse nome com curso de graduação em direito na cidade.

Procurada, a Unipec (União Paulista de Educação e Cultura) nega ter encomendado ou publicado qualquer propaganda usando ministros do STF. O logo que aparece na imagem, aliás, não é nem o oficial da universidade, diz.

 

Veja a foto real que serviu de base para a montagem:

 

Foto real do outdoor  — Foto:  Reprodução

Foto real do outdoor — Foto: Reprodução

 

Veja a montagem que faz crítica a ministros do STF:

 

É #FAKE outdoor com críticas a ministros do STF — Foto:  Reprodução

É #FAKE outdoor com críticas a ministros do STF — Foto: Reprodução

Na parte de baixo do outdoor há uma placa com o endereço da empresa responsável pelo painel. O dono da empresa, Alexsandro Wojcik, explica que nunca houve anúncio com foto de ministros do STF ou com menção a eles no local.

"É uma foto que eu tirei para registrar a veiculação da clínica porque trabalho com essa mídia outdoor aqui na cidade. A natureza da foto era só para divulgação dos pontos de mídia outdoor mesmo", diz. O carro vermelho que aparece na foto, inclusive, é da família de Alexsandro.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Curiosidades