Cidades

Diretor do Hospital do Amor recomenda cloroquina para Covid



Em um vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais, o diretor do Hospital do Amor de Barretos, Henrique Prata, recomenda utilização de cloroquina para tratamento da Covid-19. O medicamento não é recomendado por especialistas.

Prata, que não é médico, administra um dos maiores hospitais do país referência em tratamento oncológico.

"Tenho posição definida. Quero que minha equipe em todas as instalações no início da pessoa que chegar com sintomas, seja gripário, seja nos postinhos, seja onde for (sic). Estou falando isso porque me coloco no lugar de vocês”, disse Prata.

De acordo com Prata, a definição em indicar cloroquina ocorreu após avaliar pacientes que passaram pelo tratamento da Covid-19 em Barretos.

Contrários
Especialistas não recomendam tratamento com cloroquina para Covid-19. Não há comprovação científica da eficácia do medicamento.

Em Rio Preto, o virologista da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) Mauricio Nogueira, por exemplo, participou de um estudo que apontou que a cloroquina causa maior risco ao paciente.

Uma dosagem da cloroquina foi sugerida por chineses e submetida em testes em uma pesquisa em que Nogueira participou. Em abril, o virologista afirmou que o estudo "concluiu que nesta dose (o medicamento) não é seguro”.

A pesquisa foi feita entre a Fundação de Medicina Tropical, Universidade do Estado do Amazonas, FioCruz e Universidade de São Paulo (USP).


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades