Neste 1º de abril, o famoso Dia da Mentira, é mais do que justo prestarmos uma merecida homenagem ao maior produtor de Fake News da região: Sebastião Geraldo. E não somos só nós que reconhecemos seu “trabalho”. Três vereadores de Santa Fé do Sul chegaram ao ponto de declarar à Justiça de Jales que o blogueiro tem "reputação ilibada". Ironias do destino ou só mais um capítulo da novela surreal da política local?
Enquanto isso, Sebastião Geraldo aguarda, graças à morosidade da Justiça, uma vaga em presídio para cumprir pena em regime semiaberto, após condenação. O motivo? Nada trivial: ele invadiu e arrombou um estabelecimento em Vitória Brasil, furtando diversos objetos. Foi preso em flagrante. A ficha, porém, é longa.
Segundo os próprios vereadores que o exaltam, o “trabalho jornalístico” de Sebastião inclui calúnia, injúria, difamação, chantagem e extorsão. Seus alvos favoritos são políticos (prefeitos e vereadores), empresários, policiais militares (como no caso do PM conhecido como “Maike Maluco”), advogados, conselheiros tutelares — ou qualquer pessoa que ele entenda que pode pagar pelo seu “silêncio editorial”.
Durante a campanha eleitoral, por exemplo, Sebastião esteve em Jales e teria pedido a bagatela de R$ 15 mil reais para deixar de publicar matérias contra o prefeito da cidade. Um “negócio” direto e sem rodeios.
Além disso, o blogueiro se orgulha de ter estreitos laços com um advogado que foi candidato a prefeito em Jales e com uma ex-vereadora. As amizades se estendem a outros “excelentes” gestores públicos, como um vereador e o prefeito de Mesópolis e o prefeito de Palmeira d’Oeste. Dispensa apresentações.
Um episódio mais recente envolveu o prefeito de Santana da Ponte Pensa. Sebastião publicou uma matéria afirmando que o prefeito tinha um carro penhorado. Fake News das grandes. A tentativa era clara: arrancar algum dinheiro para parar os ataques. Mas, surpresa: o veículo nem sequer pertencia ao prefeito Vaguininho. Ontem pela manhã, o blogueiro estava novamente em um de seus locais mais frequentados — depois dos fóruns: a delegacia — prestando esclarecimentos em mais um inquérito por crime contra a honra.
Na época da publicação, Sebastião chegou a mandar uma mensagem ao prefeito de Santana:
“Pede para o seu belíssimo amigo Beto Mariano te defender.”
Resposta? Nem foi necessário. A verdade se encarregou de mais um processo por difamação.
Quanto à declaração dos vereadores de Santa Fé, que afirmam que Sebastião tem uma esposa com problemas de saúde — pode até ser verdade. Mas deve ser difícil conviver com as constantes visitas de oficiais de justiça e da polícia judiciária à sua porta. Aliás, dizem que duas coisas já viraram tradição na casa do blogueiro:
-
Duas vagas reservadas para viaturas da Polícia Civil e oficiais de justiça.
-
E uma garrafa de café com pão e manteiga, já preparada toda manhã, para receber os "colegas".
Sebastião Geraldo, o ilustre “jornalista” da reputação ilibada, realmente merece ser lembrado neste 1º de abril.