Cidades

“Desequilíbrio, deselegância e desrespeito: Valdir Semensati transforma Palmeira D’Oeste em palco de vexames institucionais”



A cada novo episódio, o prefeito de Palmeira d’Oeste, Valdir Semensati, vem ultrapassando as fronteiras do aceitável — e do razoável. Com atitudes que oscilam entre o destempero emocional e o autoritarismo institucional, o gestor vai deixando um rastro de constrangimento público e vexames administrativos.

Não bastasse a recente denúncia ouvida por nossa reportagem, em que testemunhas relataram um episódio lamentável em que Semensati teria humilhado um idoso que apenas reivindicava a participação da melhor idade nos Jogos Regionais dos Idosos (JOMI) em Araçatuba, o prefeito resolveu se superar neste domingo (15), durante a final do campeonato municipal de futebol.

O evento, que deveria ser uma celebração do esporte e da integração entre municípios, foi palco de mais um espetáculo de desequilíbrio por parte de Valdir Semensati. O ex-prefeito de Palmeira D’Oeste, Dodo, figura respeitada, carismática e muito querida pela população — inclusive por lideranças políticas da região — esteve no estádio para prestigiar a final do campeonato e animar a torcida, como de costume, com seu conhecido batuque.

A final foi entre times de diferentes cidades, e a vitória coube a Dolcinópolis, que levou o troféu com garra e merecimento. O prefeito de Dolcinópolis, Diego Miguel, convidou Dodo para fazer parte da entrega da premiação ao time campeão — um gesto nobre e simbólico, valorizando a participação de quem ainda representa, com alegria e respeito, o espírito esportivo.

Mas foi nesse momento que o vexame atingiu seu clímax. Valdir Semensati, em um ato de puro autoritarismo, teria ordenado que um segurança barrasse Dodo, impedindo-o de permanecer no gramado. Constrangido, mas mantendo a postura que sempre lhe foi característica, Dodo deixou o campo sem protestos, com a mesma elegância que sempre demonstrou enquanto gestor e cidadão. A vergonha? Essa ficou para o atual prefeito, que parece confundir a cadeira que ocupa com um trono de vaidades.

A pergunta que não quer calar: o que tanto incomoda Valdir Semensati? A popularidade do seu antecessor? O respeito que Dodo ainda impõe por onde passa? Ou seria o contraste gritante entre a humildade de um e a arrogância do outro?

Palmeira D’Oeste merece mais do que isso. Merece um líder à altura de seu povo — não um protagonista de cenas constrangedoras e ataques desproporcionais. Governar não é fazer birra, é ter grandeza. Algo que, infelizmente, tem faltado ao atual ocupante do cargo mais importante da cidade.

Enquanto isso, a população segue atônita, vendo sua cidade virar notícia — mas não pelas conquistas, e sim pelas atitudes de um prefeito que parece cada vez mais distante do equilíbrio e do bom senso.

 

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades