Política

Deputado Alexandre Pereira: Região Metropolitana de Jundiaí irá fortalecer municípios



O projeto de lei complementar nº 36/2021, de autoria do governo estadual, que cria a Região Metropolitana de Jundiaí está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O objetivo é ampliar a integração regional entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, que atualmente formam o Aglomerado Urbano de Jundiaí e juntos totalizam 810 mil habitantes.

Representante da região de Jundiaí na Alesp, o deputado estadual Alexandre Pereira é favorável ao projeto e destaca que a transição para Região Metropolitana de Jundiaí contribui para o desenvolvimento e fortalecimento dos municípios. “É um projeto importante para a nossa região, que deve ser aprovado em breve na Assembleia. Com a constituição da Região Metropolitana de Jundiaí, os municípios ganham mais força na resolução de demandas em comum, que passam a ser tratadas de forma coletiva, facilitando a busca de investimentos para ações em várias áreas como saúde, transporte intermunicipal, segurança, meio ambiente, infraestrutura, entre outras, resultando em melhoria na qualidade de vida da população. ”, pontua Alexandre.

A criação da Região Metropolitana de Jundiaí integra um macroprojeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e tem como objetivos: o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida; a cooperação entre diferentes níveis de governo, mediante a descentralização, articulação e integração de seus órgãos e entidades da administração direta e indireta com atuação na região, visando ao máximo aproveitamento dos recursos públicos a ela destinados; a utilização racional do território, dos recursos naturais e culturais e a proteção do meio ambiente, mediante o controle da implantação dos empreendimentos públicos e privados na região; e a integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum aos entes públicos atuantes na região e redução das desigualdades regionais.

A Região Metropolitana de Jundiaí contará com um Conselho de Desenvolvimento que coordenará as demandas comuns locais e do Estado em áreas como planejamento e uso do solo; transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente; desenvolvimento econômico; atendimento social; esportes e lazer e turismo.

TL: Representante da região de Jundiaí na Alesp, o deputado estadual Alexandre Pereira destaca a importância do projeto.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Política