Política

Deputado Alexandre Pereira: Região Metropolitana de Jundiaí irá fortalecer municípios

Em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo, o projeto de lei complementar do Executivo cria a Região Metropolitana de Jundiaí.

Deputado Alexandre Pereira: Região Metropolitana de Jundiaí irá fortalecer municípios

O projeto de lei complementar nº 36/2021, de autoria do governo estadual, que cria a Região Metropolitana de Jundiaí está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O objetivo é ampliar a integração regional entre os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista, que atualmente formam o Aglomerado Urbano de Jundiaí e juntos totalizam 810 mil habitantes.

Representante da região de Jundiaí na Alesp, o deputado estadual Alexandre Pereira é favorável ao projeto e destaca que a transição para Região Metropolitana de Jundiaí contribui para o desenvolvimento e fortalecimento dos municípios. “É um projeto importante para a nossa região, que deve ser aprovado em breve na Assembleia. Com a constituição da Região Metropolitana de Jundiaí, os municípios ganham mais força na resolução de demandas em comum, que passam a ser tratadas de forma coletiva, facilitando a busca de investimentos para ações em várias áreas como saúde, transporte intermunicipal, segurança, meio ambiente, infraestrutura, entre outras, resultando em melhoria na qualidade de vida da população. ”, pontua Alexandre.

A criação da Região Metropolitana de Jundiaí integra um macroprojeto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e tem como objetivos: o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida; a cooperação entre diferentes níveis de governo, mediante a descentralização, articulação e integração de seus órgãos e entidades da administração direta e indireta com atuação na região, visando ao máximo aproveitamento dos recursos públicos a ela destinados; a utilização racional do território, dos recursos naturais e culturais e a proteção do meio ambiente, mediante o controle da implantação dos empreendimentos públicos e privados na região; e a integração do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum aos entes públicos atuantes na região e redução das desigualdades regionais.

A Região Metropolitana de Jundiaí contará com um Conselho de Desenvolvimento que coordenará as demandas comuns locais e do Estado em áreas como planejamento e uso do solo; transporte e sistema viário regional; habitação; saneamento ambiental; meio ambiente; desenvolvimento econômico; atendimento social; esportes e lazer e turismo.

 

TL: Representante da região de Jundiaí na Alesp, o deputado estadual Alexandre Pereira destaca a importância do projeto.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Política

Política

Jales Ricardo Gouveia anuncia emenda de 300 mil reais à Santa Casa

O vereador Ricardo Gouveia está informando Emenda Parlamentar pedida ao Deputado Federal...


Política

Jales - A pergunta é: Vereadores podem APROVAR ou REPROVAR contas de Prefeitos ?

Como anunciado pelo site A VOZ DAS CIDADES, um fato corriqueiro sempre...


Política

Aspásia - Projetos são aprovados em sessão Ordinária de 17 de maio

Em sessão ordinária de 17 de maio de 2022, a...

Política

Pré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir de hoje

A partir de hoje (15), os pré-candidatos que vão disputar as...