Cidades

DELEGACIA SECCIONAL APRESENTA BALANÇO DA ATUAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL DE JALES E REGIÃO



A Delegacia Seccional de Polícia de Jales que abrange 22 municípios – chefiada pelo delegado Charles Wiston de Oliveira – apresentou na semana passada um balanço com os resultados da atuação da Polícia Civil em 2020.

Os números mostram que 35,75% dos crimes de autoria desconhecida foram solucionados. Já o índice de resolução dos casos de furto foi de 42,41%, enquanto os casos solucionados de roubo atingiram 71,43%. O melhor índice diz respeito aos homicídios ocorridos no ano, que foram 100% elucidados.

No caso dos homicídios, um levantamento do Instituto Sou da Paz, divulgado na edição do Fantástico, da Rede Globo, de 27 de setembro de 2020, mostra que 70% dos casos não são solucionados/punidos no Brasil, resultado bem diverso do alcançado pela Polícia Civil da região de Jales. Eis os números da Seccional:

Analisando os últimos quatro anos, os crimes patrimoniais, como furtos e roubos, tiveram redução de até 44% na área de atuação da Delegacia Seccional de Polícia de Jales. Vejam nos quadros abaixo, que esses dois tipos de crimes vem caindo nos últimos anos, principalmente os roubos.

Lembrando que nos furtos o ladrão afana bens de valor sem estabelecer contato com a vítima, enquanto nos roubos, o meliante leva bens de valor ameaçando a vítima.

Os indicadores são ainda melhores em relação aos crimes de furtos e roubos de veículos no mesmo período. Em 2017, a região registrou 101 furtos de veículos, número que caiu para 46 em 2020. Já os roubos de veículos foram 09 em 2017, ocorrência que caiu para apenas três casos em cada um dos últimos dois anos.

Outro crime que está em declínio nos últimos quatro anos, e que causa grande consternação à sociedade, além de abalo emocional permanente à vítima, e que vem sendo fortemente reprimido pela polícia, é o crime sexual de estupro. A queda, em 2020, quando comparado com o ano anterior foi de 8%.

Para o delegado seccional Charles Wiston de Oliveira, estes indicadores são frutos de trabalho e empenho desmedidos de delegados e policiais civis em todas as carreiras.

Dedicação que reflete na produtividade e nos expressivos resultados do trabalho policial em 2020.

Estes números, altamente positivos quando confrontados com outras regiões, colocam a Delegacia Seccional de Polícia de Jales entre as melhores do Estado de São Paulo. Abaixo, mais alguns números:

Obs.: o cidadão que tiver informações sobre qualquer tipo de crime pode ligar para o telefone 197 da Polícia Civil do Estado de São Paulo. O sigilo é garantido.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades