Brasil

Defesa Civil estende alerta de chuvas no interior de SP até quarta-feira



Com os grandes acumulados de chuva registrados no interior e na capital de SP, a Defesa Civil do Estado renovou neste domingo (2) o alerta para chuvas intensas, estendendo até quarta-feira (5).

Cidades das regiões de BauruItapetininga , SorocabaSão José do Rio Preto registraram estragos nos últimos dias em decorrência dos volumes expressivos de precipitação.

No anúncio, a Defesa Civil pede também atenção redobrada para as áreas mais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos, especialmente nas regiões leste e centro-oeste do estado.

Recomendação da Defesa Civil

 

  • Evitar transitar por locais alagados;
  • Ficar atento a movimentações de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes;
  • Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes;
  • Acompanhar a previsão do tempo.

Estragos na região

 

Na noite de sábado (1º), a chuva forte em Porto Feliz (SP) causou estragos, com destaque para o resgate de uma família ilhada. A Defesa Civil registrou o segundo maior acumulado de chuva do estado, com 72mm.

Família é resgatada após ficar ilhada durante temporal em Porto Feliz — Foto: Divulgação

Família é resgatada após ficar ilhada durante temporal em Porto Feliz — Foto: Divulgação

A família, composta por três pessoas, ficou presa em seu veículo, com a água atingindo 1,5 metros de altura.

Em Itapetininga (SP), o nível do Rio Itapetininga subiu na tarde de sábado (1º), causando alagamentos nas ruas e invadindo ranchos no bairro Alciati. A Defesa Civil registrou 62,4 mm de chuva nas últimas 24 horas.

As fortes chuvas que atingiram Jaú (SP) nesta sexta-feira (31) causaram alagamentos em 21 pontos da cidade, incluindo o rompimento de um duto no estacionamento de um supermercado. A Defesa Civil registrou 55 mm de chuva em menos de duas horas, sobrecarregando o sistema de drenagem.

Em Marília (SP), a chuva também causou alagamentos em três residências e um estabelecimento comercial, incluindo uma sorveteria, que teve prejuízos. O acumulado de chuva na cidade foi de 13,1 mm nas últimas 24 horas. Não houve vítimas desabrigadas ou desalojadas.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Brasil