Direito

DECISÃO DO STF SOBRE 2a. INSTÂNCIA COLOCA EM LIBERDADE MÉDICO DE JALES QUE COBRAVA DE PACIENTES DO SUS



A decisão do STF de acabar com a prisão após segunda instância beneficiou não apenas o ex-presidente Lula, mas também um médico paulista que cobrava de mulheres ao fazer seus partos no SUS.

O médico Emerson Algerio Toledo, que atuava na região de Jales, cidade no interior de São Paulo, foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, por exigir de grávidas atendidas pelo SUS pagamentos pela realização de partos por cirurgias cesarianas.

Denunciado pelo MPF em 2012, o médico só foi preso em outubro deste ano, após recurso no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Emerson chegou a ser preso, mas devido à mudança da jurisprudência do STF, ele foi colocado em liberdade em novembro.

Em tempo: O médico obstetra Emerson Algério de Toledo chegou a ser preso preventivamente em janeiro de 2015, sob a suspeita de causar a morte de mãe e filho durante um parto irregular pelo Serviço Único de Saúde (SUS) na Santa Casa de Jales. Ele foi solto dois meses depois, por decisão da Justiça local, mediante o pagamento de uma fiança de R$ 100 mil.

Em dezembro de 2016, ele foi condenado em primeira instância a nove anos e um mês de detenção, em regime semiaberto, mas por outro caso. Investigado pelo MPF, ele foi acusado pelos crimes de concussão, estelionato, exercício ilegal da medicina e inserção de dados falsos no sistema do SUS.

Mesmo impedido de atuar pelo SUS, Emerson prestava serviços na Santa Casa de Jales e em postos de saúde de Dirce Reis, Pontalinda e Jales. A contratação irregular do médico causou a condenação de um funcionário da Santa Casa e dos responsáveis pelo setor de saúde dos municípios de Jales, Dirce Reis e Pontalinda.  

Em abril de 2018, a condenação do médico foi confirmada pelo TRF-3, que inclusive agravou a pena, determinando que ela fosse cumprida em regime fechado, mas, como se vê na notícia da Veja, ele só foi preso em outubro de 2019.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Direito