Direito

Covid-19: PGR abre apuração preliminar sobre conduta de Bolsonaro na crise do Pará



O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu uma apuração preliminar de Jair Bolsonaro sobre a conduta do presidente na crise da pandemia de Covid-19 no estado do Pará, onde também houve falta de oxigênio, depois do que ocorreu no Amazonas.

Aras aceitou uma representação do PCdoB, que acusa Bolsonaro e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de prevaricação. Segundo o partido, a crise desencadeada no Pará foi muito similar à do Amazonas e é de responsabilidade do governo federal.

A ideia é saber se há indícios para a abertura de um inquérito criminal, como foi aberto contra Pazuello no caso de Manaus, depois da autorização do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal. No âmbito deste inquérito, o ministro prestou depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (4).

“Caso, eventualmente, surjam indícios razoáveis de possíveis práticas delitivas por parte dos noticiados, será requerida a instauração de inquérito nesse Supremo Tribunal Federal”, afirma Augusto Aras no despacho.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Direito