Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jales elege nova diretoria e reforça a importância da participação popular



O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jales realizou na terça-feira, 18 de março, a eleição de sua nova diretoria para o biênio 2025/2026, reafirmando seu compromisso com a defesa e promoção dos direitos da população idosa no município.

 

Foram eleitos para a presidência, Raquel Ferreira Silva de Paula, para a vice-presidência Fairuzi Leala e para a secretaria geral, Dafiny Pereira Mastelari Bortolotti.

 

Além da eleição da diretoria, foram constituídas as comissões de Cadastros; Fiscalização e Monitoramento; e Projetos; que terão a missão de fiscalizar e acompanhar a execução das ações voltadas ao público idoso.

 

Durante a reunião, os novos membros aprovaram o Regimento Interno e a Resolução 002/2025, que dispõe sobre regras e critérios para concessão de Inscrição à Instituições Governamentais e não Governamentais sem fins lucrativos e Organizações da Sociedade Civil - OSC, no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jales - CMDPI.

 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, frisou que a atuação do conselho é fundamental diante do crescente envelhecimento populacional. “Atualmente, cerca de 20% da população de Jales é composta por pessoas idosas, o que exige a implementação de políticas públicas eficazes para assegurar seus direitos e proporcionar melhor qualidade de vida”.

 

Já o prefeito Luis Henrique falou sobre a importância do Conselho para Jales e disse que “questões como saúde, acessibilidade, segurança, lazer e inclusão social são desafios que precisam ser debatidos e enfrentados com o apoio do poder público e da sociedade civil. Nesse contexto, a participação da população torna-se essencial”.

 

O secretário Reginaldo disse ainda que a construção de políticas públicas eficazes depende da colaboração e do engajamento dos cidadãos, seja por meio do acompanhamento das ações do conselho, da participação em audiências e conferências ou do fortalecimento de iniciativas que promovam o bem-estar dos idosos.

 

Dando continuidade a esse trabalho, o conselho já se prepara para a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada no dia 30 de abril de 2025. O evento representará um momento estratégico para que a sociedade e os representantes públicos dialoguem, proponham soluções e fortaleçam as políticas destinadas a esse segmento da população. A participação ativa da comunidade será essencial para garantir avanços e conquistas que beneficiem os idosos de Jales.

 

“Com esse novo ciclo de gestão, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reforça seu compromisso com a defesa dos direitos, a promoção da inclusão e a valorização das pessoas idosas, contando com o apoio da sociedade para construir um futuro mais justo e digno para todos”, finalizou a nova presidente, Raquel Ferreira Silva de Paula.

Eleição Conselho Pessoa Idosa

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jales realizou eleição de sua no


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades