O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jales realizou na terça-feira, 18 de março, a eleição de sua nova diretoria para o biênio 2025/2026, reafirmando seu compromisso com a defesa e promoção dos direitos da população idosa no município.
Foram eleitos para a presidência, Raquel Ferreira Silva de Paula, para a vice-presidência Fairuzi Leala e para a secretaria geral, Dafiny Pereira Mastelari Bortolotti.
Além da eleição da diretoria, foram constituídas as comissões de Cadastros; Fiscalização e Monitoramento; e Projetos; que terão a missão de fiscalizar e acompanhar a execução das ações voltadas ao público idoso.
Durante a reunião, os novos membros aprovaram o Regimento Interno e a Resolução 002/2025, que dispõe sobre regras e critérios para concessão de Inscrição à Instituições Governamentais e não Governamentais sem fins lucrativos e Organizações da Sociedade Civil - OSC, no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jales - CMDPI.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Reginaldo Viota, frisou que a atuação do conselho é fundamental diante do crescente envelhecimento populacional. “Atualmente, cerca de 20% da população de Jales é composta por pessoas idosas, o que exige a implementação de políticas públicas eficazes para assegurar seus direitos e proporcionar melhor qualidade de vida”.
Já o prefeito Luis Henrique falou sobre a importância do Conselho para Jales e disse que “questões como saúde, acessibilidade, segurança, lazer e inclusão social são desafios que precisam ser debatidos e enfrentados com o apoio do poder público e da sociedade civil. Nesse contexto, a participação da população torna-se essencial”.
O secretário Reginaldo disse ainda que a construção de políticas públicas eficazes depende da colaboração e do engajamento dos cidadãos, seja por meio do acompanhamento das ações do conselho, da participação em audiências e conferências ou do fortalecimento de iniciativas que promovam o bem-estar dos idosos.
Dando continuidade a esse trabalho, o conselho já se prepara para a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada no dia 30 de abril de 2025. O evento representará um momento estratégico para que a sociedade e os representantes públicos dialoguem, proponham soluções e fortaleçam as políticas destinadas a esse segmento da população. A participação ativa da comunidade será essencial para garantir avanços e conquistas que beneficiem os idosos de Jales.
“Com esse novo ciclo de gestão, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reforça seu compromisso com a defesa dos direitos, a promoção da inclusão e a valorização das pessoas idosas, contando com o apoio da sociedade para construir um futuro mais justo e digno para todos”, finalizou a nova presidente, Raquel Ferreira Silva de Paula.
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jales realizou eleição de sua no