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Como evitar golpes de acesso remoto



O AnyDesk é usado legitimamente por milhões de profissionais de TI em todo o mundo, para se conectar remotamente aos dispositivos de seus clientes para ajudar com problemas técnicos. No entanto, os golpistas podem tentar usar indevidamente o AnyDesk (ou qualquer outro software de acesso remoto) para se conectar ao seu computador e roubar dados, códigos de acesso e até dinheiro.

2 regras simples

Nº1. Regra número um

Nunca forneça a ninguém que você não conhece acesso aos seus dispositivos.

Nº2. Regra número dois

Nunca compartilhe detalhes de login de banco online ou qualquer senha com ninguém.

Detecte um golpista

Quanto mais você souber sobre a maneira como eles funcionam, mais protegido você estará.

O que eles fazem

Se alguém que você não conhece está pedindo para acessar algum dos seus dispositivos e deseja que você baixe um software específico: tenha cuidado! Você corre o risco de se tornar vítima de um golpe de acesso remoto.
Normalmente, esses criminosos ligam e relatam um computador ou problema relacionado à Internet que detectaram e oferecem ajuda. Eles provavelmente dirão que trabalham para uma empresa amplamente conhecida como a Microsoft ou até mesmo para o seu banco.
Nunca confie em uma ligação que não estava esperando!
Não confie na “ajuda” oferecida que você não solicitou!
Nenhum banco ou empresa pedirá pelo telefone que você faça o download do software!

O que você pode fazer

Os golpistas estão atrás do seu dinheiro.
Se alguém que está conectado remotamente ao seu dispositivo solicitar que você faça login na sua conta bancária ou mostre qualquer senha pessoal, provavelmente é um golpista. Não siga suas instruções! Mesmo se ele disser que você precisa pagá-lo por alegar ter resolvido um problema que você estava enfrentando, não confie nele. Você não pediu a “ajuda” dele.
Se você se sentir desconfortável ou inseguro:
encerre qualquer ligação desligando a chamada!
Encerre qualquer sessão remota simplesmente desligando seu dispositivo!

O que fazer quando for enganado

Etapa 1

Denuncie o golpe aos provedores da sua conta (por exemplo, banco, instituição de cartão de crédito, sistemas de pagamento online)

Etapa 2

Altere todas as senhas de contas que possam ter sido comprometidas

Etapa 3

Peça a um especialista de TI que verifique seu dispositivo

Etapa 4

Denuncie o golpe às autoridades locais

Idosa tem prejuízo de R$ 3,8 mil ao dar acesso remoto do celular a um golpista

Se passando por funcionário do banco, ele convenceu a vítima a baixar app que deu acesso ao celular

Uma aposentada de 69 anos, moradora do Jardim Brasil, em Americana, teve um prejuízo de R$ 3.876 depois de liberar o acesso remoto do celular a um golpista. O caso ocorreu no último dia 11 e foi comunicado à Polícia Civil nesta quarta-feira (12).

Segundo informações do registro policial, na terça-feira (11), uma pessoa ligou no telefone fixo da aposentada e se apresentou como sendo um funcionário do banco de onde ela tem conta.

 

Durante a conversa, o suposto funcionário explicou que uma transferência fraudulenta em sua conta tinha sido realizada. Momentos depois, ele retornou a ligação, dessa vez informando que uma fraude estava ocorrendo naquele momento.

O estelionatário indicou que poderia resolver os problemas, mas para isso a vítima precisaria baixar um aplicativo em seu celular chamado AnyDesk, que permite acesso remoto de outro usuário ao aparelho (veja dicas de como evitar golpes aqui). Acreditando ser o representante do banco, a mulher baixou o aplicativo.

 

Com o acesso, o golpista conseguiu realizar três empréstimos na conta da aposentada, de R$ 363, R$ 209 e outro R$ 1.304. Além disso, um Pix no valor de R$ 2 mil foi feito.

Na quinta-feira, a idosa recebeu uma mensagem do banco, informando que ela tinha entrado em seu limite especial. Foi neste momento que ela descobriu que tinha sido vítima de um golpe.

 

Um boletim de ocorrência foi registrado na delegacia de Americana como estelionato e será investigado.


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