Cidades

Comitiva jalesense conhece soluções tecnológicas de videomonitoramento



Com o intuito de tratar sobre questões relativas à segurança no município, representantes de Jales viajaram a Indaiatuba (SP), na última sexta-feira (09), para conhecerem o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal, que possui ferramentas digitais e equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização. 

A Prefeitura de Jales esteve representada pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, Wellington Lima Assunção. Também participaram o Delegado Seccional de Polícia, Charles Wiston de Oliveira; o presidente do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) de Jales, Roberto Vieira Lima e o agente policial Valdir Segantin.

O objetivo da visita técnica foi conhecer o funcionamento do videomonitoramento  implantado em Indaiatuba, que reforçam a segurança em pontos da cidade e auxiliam na apuração de crimes e na fiscalização de entrada e saída de veículos.

Em outra parada, a comitiva também visitou as instalações da PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), em Taboão da Serra (SP), para também conhecer o Data Center e outras soluções tecnológicas desenvolvidas pela empresa estatal. A Prodesp dispõe do sistema de segurança pública chamado Detecta, que reúne e correlaciona grande massa de informações em tempo real, cruzando as informações com bases de dados de órgãos de segurança. O sistema trabalha, ainda, com leituras de placas de veículos e faz reconhecimento facial.

Foi colocado pelos representantes jalesenses que deverá ser elaborado pela Prefeitura de Jales, em conjunto com a Prodesp, um projeto piloto de videomonitoriamento entre os entes públicos. No projeto serão definidos pontos estratégicos para a instalação de câmeras que capturarão imagens em tempo integral.

A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Jales, Polícia Civil, Polícia Militar, CONSEG e sociedade civil.

 

Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades