Saúde

Com taxas de ocupação dos hospitais em alta SP anuncia 700 novos leitos

Medida leva em consideração o aumento de internação nas últimas semanas e visa garantir o atendimento em todas as regiões do Estado

Com taxas de ocupação dos hospitais em alta SP anuncia 700 novos leitos

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (26) a ativação de 700 novos leitos exclusivos para atendimentos COVID-19 na rede hospitalar do Governo de SP. A decisão é fundamental para apoiar os municípios diante do crescimento das estatísticas de internações e abrange leitos de enfermaria e de UTI. A Secretaria de Estado da Saúde reorganizou a rede para garantir a assistência à população em todas as regiões do estado. 

"Com o crescimento das internações pela COVID-19, o Governo do Estado tomou a decisão de ativar 700 novos leitos no decorrer dos próximos dez dias. Os leitos serão abertos em hospitais estaduais de todas as regiões de São Paulo", disse Doria. "Neste momento, o foco da ampliação da rede estadual de Saúde está nos leitos de enfermaria já que, por conta dos elevados índices de vacinação aqui no Estado de SP, nós temos tido um agravamento menor da doença", completou.

Os novos leitos vão auxiliar na absorção da nova demanda de casos em unidades hospitalares de 14 regiões do Estado, incluindo capital e municípios da Grande São Paulo e as regionais de saúde de Araraquara, Baixada Santista, Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

Serão abertos 266 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 434 de enfermaria em hospitais de gestão estadual que receberão pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). 

A expansão é fruto do mapeamento e análise técnica das capacidades estruturais de cada hospital, aliado ao monitoramento do cenário da COVID-19 no território, visando salvar vidas e assegurar atendimento igualitário à população.

A Secretaria de Estado da Saúde também está à disposição dos municípios para auxiliar no financiamento de novos leitos, desde que possam ser abertos de forma imediata, de acordo com o atual cenário epidemiológico da pandemia. 

"Estamos monitorando diariamente a situação nas regiões e ampliamos a oferta de serviços e garantindo que a rede tenha condição de atender os novos casos detectados neste momento", afirma o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Saúde

Saúde

Covid-19: em 24 horas, país teve 17.355 mil novos casos e 92 mortes

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 664.872 mortes por de covid-19, segundo o...


Saúde

Anvisa lança campanha sobre prevenção à infecção hospitalar

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promoverá uma...


Saúde

Santa Casa Fernandópolis está com atendimento no plantão pediátrico 'suspenso por tempo indeterminado'

Após diversas reclamações sobre a falta de pediatra no pronto-socorro da...

Saúde

Surto de covid-19 fecha prefeitura da região

Um surto de covid-19 obrigou a Prefeitura de Guararapes a paralisar as atividades nesta...