Geral

Chats apontam que Lava Jato estudou contratar programa espião Pegasus



A defesa do ex-presidente Lula protocolou no STF petição em que afirma que a operação Lava Jato negociou a contratação de diversas armas de espionagem cibernética, incluindo o recém-divulgado dispositivo Pegasus. A conclusão pericial originou dos arquivos da operação Spoofing.

De acordo com a petição, os procuradores tinham a intenção de criar um "bunker" no gabinete de Deltan Dallagnol, que envolvia a aquisição de softwares de espionagem cibernética, como o caso do israelense Cellebrite e outros sistemas que permitiriam viabilizar a criação de um "big data" no gabinete do membro do MPF.

Segundo a defesa, os membros da Lava Jato previram viabilizar um "bunker" usando valores obtidos de forma escamoteada em acordos de delação premiada, por exemplo, simulando a "perda" de equipamentos na forma do art. 7º da lei 9.613/98.

"A partir do conceito de "bunker" definido pelos membros da "força tarefa da lava jato" de Curitiba e mais uma vez utilizando-se de uma situação concreta envolvendo o consórcio do Rio de Janeiro, é possível verificar que membros do MPF contrataram softwares diversos e, o que é mais relevante, negociaram a contratação do malware denominado Pegasus."

A defesa apresentou diálogos do chat "Filhos de Januário", de 31/01/2018, que demonstram que os membros da Lava Jato do RJ e de Curitiba se reuniram com representantes de outra empresa israelense que vendia uma "solução tecnológica" que "invade celulares em tempo real" - que mais adiante foi identificado exatamente como sendo o Pegasus.

(Imagem: Arte Migalhas)

Chats da Lava Jato apontam que procuradores podem ter negociado programa espião Pegasus.(Imagem: Arte Migalhas)

 

Por fim, a defesa deixa apenas registrado nos autos o resultado da nova análise preliminar nos arquivos da operação Spoofing.

"Diante disso, prezando pela lealdade processual, a Defesa Técnica do Reclamante registra nestes autos o resultado dessa nova análise preliminar nos arquivos oficiais da 'Operação Spoofing' na perspectiva de espionagens cibernéticas clandestinas que foram realizadas ao redor do mundo a partir de diversos malwares como o Pegasus, assim como se reserva no direito de formular, oportunamente e pelos meios adequados - no Brasil e no exterior -, os requerimentos decorrentes dessa análise e de seus aprofundamentos. Por ora, apenas dá ciência a Vossa Excelência desses relevantes fatos."

Veja a petição protocolada pelo advogado Cristiano Zanin, do escritório Teixeira Zanin Martins Advogados.

O ministro Ricardo Lewandowkski recebeu o documento e encaminhou os autos ao Procurador-Geral da República e à Corregedoria-Geral do Ministério Público Federal.

O que é o Pegasus?

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, em 2019, o Pegasus é um equipamento de software e hardware, desenvolvido pela empresa israelense NSO Group, capaz de invadir celulares à distância, sem que o alvo perceba, e captar absolutamente tudo que houver no aparelho.

O sistema identifica e recolhe histórico de conversas do WhatsApp e do Telegram, lugares onde o alvo passou, quanto tempo permaneceu em cada um, sua localização, além do som e das imagens do ambiente por meio da ativação de microfone e câmera feita remotamente e em tempo real.

Por essas razões, passou a ser muito utilizado como sistema de espionagem por todo o mundo.

Investigação

No dia 18 deste mês, veículos de comunicação como o The Guardian, The Washington Post e Le Monde, com a ajuda da Anistia Internacional e da ONG francesa Forbidden Stories divulgaram investigação apontando que mais de 50 mil jornalistas, empresários, defensores dos direitos humanos, líderes religiosos e chefes de Estado de diversos países podem ter sido alvos de espionagem utilizando o sistema Pegasus.

Conforme informações da investigação, não é possível saber quantos dos 50 mil números foram de fato invadidos. A presença na lista indica, apenas, uma intenção de uso do sistema de espionagem.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral