Na manhã desta quarta-feira (30), o Corpo de Bombeiros combate um incêndio de grandes proporções no Shopping 25 Brás, localizado na rua Barão de Ladário, altura do número 300, no Brás, região central de São Paulo.
O capitão Maycon Cristo, porta-voz da corporação, informou ao jornal Folha de SP que o prédio, com área de 18 mil metros quadrados, está em risco de colapso, mas ainda sem sinais iminentes. Parte do telhado do shopping desabou por volta das 8h, e ainda não há previsão de controle das chamas.
Ao menos 65 bombeiros e 22 viaturas trabalham para confinar o fogo e evitar que atinja edifícios próximos, que foram evacuados. A coluna de fumaça se espalha pela região, e é vista de várias partes da cidade.
A Defesa Civil informou que o incêndio teve início no segundo pavimento, com maior foco no primeiro andar, e estima que cerca de 200 lojas de pequeno porte possam ter sido danificadas.
“Acreditamos que o shopping estava preparado para as vendas de fim de ano, com estoques cheios. Ainda há muito material inflamável no local”, declarou Maykon Cristo ao jornal.
A prefeitura informou que três pessoas foram atendidas após inalar fumaça, mas estão estáveis e foram encaminhadas para o Hospital Tatuapé. Os bombeiros descartaram a presença de vítimas no prédio.
Início do fogo
O incêndio começou por volta das 6h40, horário de grande movimento no bairro, que recebe compradores de diversas regiões do país em busca de roupas para revenda. As causas ainda não foram identificadas e serão investigadas após o controle do fogo.
Em resposta ao incidente, lojas próximas foram fechadas, e comerciantes tentam retirar o máximo possível de produtos em estoque. Segundo apuração da Folha, a prefeitura informou que o certificado de segurança do Shopping 25 foi aprovado em 2022, com validade até 2027, mas o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) está vencido desde agosto deste ano.
A CET (Companhia de Engenharia de Trafego) interditou o quarteirão, com bloqueios nas ruas próximas. Sete linhas de ônibus foram desviadas, segundo a SPTrans. A Enel desligou a rede elétrica da área afetada para eliminar riscos.
Este é o segundo incêndio no Brás nesta semana; no domingo (27), um prédio comercial também foi atingido por fogo, ameaçando o desabamento do edifício.