Cidades

Carlão Pignatari visita HC de Bauru junto com o novo governador Rodrigo Garcia



Saúde foi a principal pauta deste sábado, em que também é realizado, em todo o Estado, o Mutirão de Cirurgias

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Carlão Pignatari, esteve em Bauru, na manhã deste sábado (6), visitando o Hospital das Clínicas. Nesta semana, a unidade inaugurada durante a pandemia, para atendimento exclusivo dos casos de Covid-19, passou a funcionar de modo geral. 

Carlão esteve acompanhado do novo governador Rodrigo Garcia, que também realiza hoje, em todo o Estado, o Mutirão das Cirurgias. A ação é focada nas consultas de avaliações pré-operatórias. 

“Rodrigo é um governador comprometido com a Saúde, que conhece São Paulo e os desafios que envolvem governar o nosso Estado. Tanto é que fez questão de estar aqui hoje, para acompanhar como foi a primeira semana dessa transição do HC, importante hospital do Estado, que reforçará, gradativamente, a rede pública de saúde nesta região, beneficiando 68 municípios e cerca de 1,7 milhão de pessoas”, afirmou o presidente da Alesp.

O Hospital das Clínicas está sob a administração da Faepa (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo). Por enquanto, a unidade está funcionando com 30 leitos, sendo 10 deles de terapia intensiva.

De acordo com o governador, o HC conta hoje com 100 profissionais de saúde e passará a 300 até o final de dezembro, quando a previsão é chegar a 96 leitos de internação. 

“A estrutura completa do hospital prevê 265 leitos na ativação plena, somando os atuais 91 do Centrinho, que será integrado ao complexo. Importante dizer que a assistência de excelência prestada hoje no Centrinho, será mantida e fortalecida com a nova gestão. Os funcionários também terão seus empregos mantidos, e concordando em permanecer na unidade, terão suas atividades e vantagens garantidas”, explicou Garcia.

O perfil assistencial completo do HC prevê atendimentos de hemodiálise, unidades de internação com leitos clínicos e de Terapia Intensiva, centro cirúrgico com oito salas, além de salas de Recuperação Pós-Anestésica e de Hospital Dia. Haverá atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades médicas e não médicas, além de sessões terapêuticas multidisciplinares, exames e cirurgias.

Estiveram presentes durante a visita o diretor do HC, Danilo Arruda; o reitor da USP, professor Carlos Carlotti; a prefeita de Bauru, Suelen Rossin; deputados federais e estaduais, e equipes técnicas do governo e do hospital.
Mutirão

Em todo Estado está sendo realizado, neste sábado, cerca de 7,5 mil consultas de avaliação pré-operatórias para o Mutirão de Cirurgias. Os pacientes foram agendados pelos municípios. 

"Estamos realizando o mutirão de exames pré-operatórios em todo o Estado de SP, como parte do Mutirão de Cirurgias implantado desde junho. Contratamos 68 mil novas cirurgias só no mês de julho", destacou o governador. 

O objetivo da ação é acelerar a fila de cirurgias acumulada durante o período da pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento da Covid-19.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades