Cidades

CAMPEÃ: Jales acaba de receber o Prêmio Band Cidades Excelentes, entregue nesta noite pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação.



Jales recebeu na noite da quarta-feira, dia 20 de outubro, o Prêmio Band Cidades Excelentes, entregue pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. O prefeito Luis Henrique Moreira e a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira participaram da cerimônia conduzida pelo presidente da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, João Carlos Saad, na presença do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi, e apresentada pelos jornalistas Lana Canepa e Marco Antônio Sabino, em São Paulo.

Jales foi a campeã estadual na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, e concorreu com todos os municípios com população entre 30 e 100 mil habitantes. A cidade ainda ficou classificada entre as três finalistas da categoria Educação.

O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país.

A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta desenvolvida pelo Instituto Aquila, IGMA. A plataforma é estruturada baseada em Inteligência Artificial, que, a partir de um algoritmo, consolida resultados a partir de dezenas de indicadores em uma única nota final.

Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Para cada pilar, os municípios foram separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 mil e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes.

“Os serviços de saúde, educação, infraestrutura e mobilidade urbana, coleta de lixo e alguns outros são de responsabilidade dos gestores públicos de cada município e tudo isso impacta diretamente no dia a dia do cidadão”, disseram os representantes do prêmio durante a cerimônia.

Os 15 vencedores estarão na fase final em Brasília com os melhores dos outros estados. A premiação foi transmitida pelo canal da Band no YouTube pelo link https://youtu.be/3PuZQ6bR4Tw

“Todos moramos em algum município, essa é a base. A democracia nasce ali e nós queremos que isso chegue na mão do usuário, na mão do cidadão de qualquer cidade brasileira e, olhando os dados, ele possa acompanhar o gestor público. Esse gestor que tem uma vida difícil e a Band quer premiar isso. Quer premiar quem conseguiu atravessar essa selva, que conseguiu atravessar esse pântano e fazer uma boa gestão. Este é o Oscar da gestão pública e é com ele que nós queremos estar juntos e estaremos fazendo agora, ano após ano, procurando premiar quem fez e quem cuidou melhor da sua cidade e do seu município”, disse João Carlos Saad.

Para o prefeito Luis Henrique Moreira, “é Jales incentivando a melhoria da realidade de outros municípios através da premiação que reconheceu nossas boas práticas na gestão pública. O Prêmio Cidades Excelentes, do Grupo Bandeirantes, é uma iniciativa louvável. Só temos a agradecer, pois além de premiar tantos bons gestores como vimos hoje, incentiva os premiados a trabalharem cada vez mais em prol de suas cidades e da população, e divulga essas boas práticas para os demais seguirem este exemplo e se aperfeiçoarem. O meu agradecimento especial ao nosso time de colaboradores, secretários municipais e servidores públicos que têm se dedicado a fazer o melhor pela nossa cidade”.

Lista dos vencedores:

Infraestrutura e Mobilidade Urbana: Pontes Gestal (até 30 mil habitantes); Jales (entre 30 e 100 mil habitantes) e Americana (mais de 100 mil habitantes)

Saúde e Bem-Estar: Santana da Ponte Pensa (até 30 mil habitantes); Amparo (entre 30 e 100 mil habitantes) e Franco da Rocha (mais de 100 mil habitantes)

Eficiência Fiscal e Transparência: Bady Bassitt (até 30 mil habitantes); Ilhabela (entre 30 e 100 mil habitantes) e Santana de Parnaíba (mais de 100 mil habitantes)

Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública: Turmalina (até 30 mil habitantes); Cerquilho (entre 30 e 100 mil habitantes) e Indaiatuba (mais de 100 mil habitantes)

Educação: Cruzália (até 30 mil habitantes); Cerquilho (entre 30 e 100 mil habitantes) e Indaiatuba (mais de 100 mil habitantes)

Grande Vencedor estadual – Cidade Excelente: (média do índice IGMA de todos os pilares): Nuporanga (até 30 mil habitantes); Fernandópolis (entre 30 e 100 mil habitantes) e Indaiatuba (mais de 100 mil habitantes)

 

Image alt Image alt

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades