Cidades

Campanha “Fique Sabendo” testará profissionais de Saúde a partir de segunda-feira, dia 23



A Campanha “Fique Sabendo”, que tem como objetivo ampliar o diagnóstico de HIV da população nacional terá início em Jales a partir da segunda-feira, 23 de novembro, ofertando testes rápidos também para sífilis, além do HIV.

De acordo com o SAE/CTA - Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento, o primeiro público-alvo a ser testado serão profissionais da empresa Jales Park, que fecharam parceria com o Serviço pelo segundo ano consecutivo, ajudando na divulgação com a distribuição material gráfico para motoristas de Jales e região, ressaltando a importância do diagnóstico. Segundo a coordenadora do SAE/CTA de Jales, Dieine Morise Garcia, “essa parceria começou no ano passado e foi um sucesso, ajudando muito na adesão a campanha”.

A partir da manhã do dia 28 de novembro, sábado, serão testados os profissionais de Saúde que prestam serviços no Hospital do Amor. A parceria com o Hospital ocorrerá pela primeira vez este ano. “Inicialmente a intenção era testar os pacientes em tratamento do Hospital, mas por conta da pandemia e por eles terem a imunidade um pouco mais frágil, por uma questão de responsabilidade e segurança a equipe do SAE/CTA decidiu testar os funcionários do local. Os testes seguirão todos os protocolos de segurança tanto para o executor quanto para o profissional. Para isso, nossa equipe irá montar duas salas para atendimento, que permanecerão por uma semana na unidade”, afirmou Dieine, que completou “nossos profissionais de Saúde deixaram de cuidar de si mesmos para cuidar de seus pacientes, porque este foi um ano muito difícil. Queremos que esta iniciativa seja um incentivo para que eles também se cuidem. Inclusive nós sabemos que acidentes com materiais biológicos podem ocorrer, então será feito um trabalho de conscientização e prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes para estes profissionais”.

Nas próximas semanas serão atendidos os profissionais da UPA – Unidade de Pronto Atendimento e Santa Casa, pelo mesmo período. Cabe ressaltar que nas Unidades de Saúde do município a testagem ocorrerá dos dias 1º ao dia 7 de dezembro. Na ocasião também serão agendados os pacientes que manifestarem interesse em realizar os testes rápidos de sífilis e HIV.

“A campanha estadual acontece na primeira semana de dezembro, tendo o dia 1 como Dia D. Mas em Jales, já há dois anos todo o mês é adotado como ‘Dezembro Vermelho’ com o foco na prevenção as IST’s – Infecções Sexualmente Transmissíveis. Esperamos que este ano também tenha grande adesão, como no ano passado”, informou a equipe do SAE/CTA.

De acordo com o órgão, apenas este ano já foram diagnosticados 20 casos positivos de HIV, sendo que pouco tempo atrás a média anual era de 5 casos. “Por isto frisamos que é importante testar. Há tratamento para o HIV e ele é ofertado gratuitamente pelo SAE. Já a sífilis, por ser uma doença que tem cura, é tratada pela atenção básica em todas as suas fases. Se não tratada, a sífilis pode evoluir causando óbito do paciente”, afirmou à coordenadora, ressaltando a importância da realização dos testes rápidos.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades