Geral

Bispo de Catanduva vê 'ofensa' em bandeira do Psol em estátua de Padre Albino



Uma bandeira do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) envolta na estátua do Monsenhor Albino provocou reações de conservadores e até da Diocese de Catanduva, que considerou o episódio ofensivo. O fato aconteceu durante o ato "Justiça por Moïse" contra o racismo e a xenofobia no último sábado, 12, na praça Monsenhor Albino, no Centro da cidade.

O bispo da Diocese de Catanduva, Dom Valdir Mamede, enviou ao presidente da Câmara, vereador Gleison Begali (PDT), na última segunda-feira, 14, um documento solicitando retratação por parte da vereadora Taíse Braz (PT), uma das organizadoras do protesto, em relação ao episódio

No documento, o bispo manifestou "estranheza e descontentamento" com o fato. De acordo com ele, "a memória da venerável figura do Monsenhor Albino foi ofendida e a fé dos cristãos católicos vilipendiada, em grave afronta aos princípios constitucionais estabelecidos no direito pátrio".

O religioso, no entanto, lembrou que o uso da praça para a manifestação foi autorizado pela Igreja, o que causa "ainda mais, estupefação".

O ato

O ato "Justiça por Moïse" foi organizado pelo Movimento Negro Catanduva (MNC), em parceria com o Psol, PCB, Juventude PT e Núcleo PT em Movimento locais em defesa do congolês Moïse Kabagambe, assassinado brutalmente em um quiosque na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O jovem foi amarrado e espancado até a morte porque cobrou o salário atrasado. De acordo com uma publicação do movimento de Catanduva em convite ao ato, o caso evidenciou "como o racismo estrutura nossas relações e como o Brasil reproduz a dinâmica da casa grande e da senzala a céu aberto".

Repúdio

Após o ato, o candidato a prefeito derrotado nas eleições de 2020 em Catanduva, Ricardo Rebelato (PP), criticou o uso da bandeira do Psol na estátua. "Vivemos em um país onde a Constituição Federal nos garante liberdade e também a de expressão, porém limites não podem jamais serem ultrapassados", escreveu o empresário em seu perfil no Instagram.

Rebelato repudiou a manifestação, que, segundo ele, foi liderada pela vereadora Taíse Braz. Na postagem da rede social, o político diz que "militantes do PSOL desrespeitaram a estátua do Monsenhor Albino" e afirmou que "Catanduva deve respeito a esse santo homem que aqui viveu, suas obras estão vivas e dando frutos até hoje".

Procurada pela reportagem, a assessoria de Ricardo Rebelato disse que o empresário não é contra a manifestação contra o racismo e a xenofobia. "Todos têm o direito de se manifestar, de defender a sua ideologia ou seu grupo, porém a forma como foi finalizado aquele protesto colocando uma bandeira do Psol na estátua do monsenhor Albino foi totalmente desrespeitosa", reforçou o ex-candidato em nota.

Movimento fala em 'ataque pessoal'

Diário tentou falar com a representante do Movimento Negro Catanduva (MCN) e com a vereadora Taíse, que não quiseram se manifestar. Em nota publicada nas redes sociais, o MNC repudiou a fala de Rebelato e chamou o posicionamento de "ataque pessoal e individual, camuflado pelo discurso de boas práticas" à integrante do grupo Taíse Braz.

Segundo o MNC, a situação "demonstra a preocupação com a auto promoção, a partir de uma ação difamatória". "O ato estava composto por diversos partidos e movimentos, mas somente uma pessoa foi atacada. Essa pessoa é uma mulher negra e vereadora", disse.

De acordo com o grupo, o ato teve a iniciativa por instituições sociais e partidos, sendo uma ação coletiva, "contendo a presença também de aliados conhecidos nacionalmente: Movimento Negro Unificado, representando a região de Rio Preto".

O movimento acrescentou, ainda, que a ação foi autorizada por meio de ofício e iniciou com a panfletagem no Centro de Catanduva, sendo encerrada por uma roda de conversa, onde foi discutido sobre a violência racial no Brasil, que "assassinou Durval e Moïse em menos de duas semanas".

"O ato proposto levava a reflexão sobre o racismo que assassina e finda a vida de pessoas negras. Demonstramos todo o apoio ao membro do MNC", informou o grupo.

Partido disse que errou e pede desculpas

Procurado pela reportagem, o Psol Catanduva afirmou que os manifestantes se reuniram próximo à estátua de Monsenhor Albino pois era o único local onde havia sombra, por volta das 11h30. "Em nenhum momento, os participantes tiveram a ideia de desrespeitar ou partidarizar a figura do Padre Albino, que faz parte da história da cidade e tem relevância incontestável para a população. Nosso protesto pregava amor ao próximo, algo que Padre Albino sempre pregou. Amar o próximo é se indignar com a violência sofrida pelo outro", afirmou o partido.

O Psol disse ainda que a intenção no foi ofender a memória do religioso. "Pedimos desculpas a todos e todas que se ofenderam com o fato da bandeira do PSOL estar sobre a estátua. Erramos, mas queremos deixar claro que nossa intenção não foi, em hipótese alguma, ofender a memória de nenhuma figura pública da cidade. Seguimos na luta por uma vida digna e justa para todos os seres humanos, independentemente da cor da pele, classe social ou religião", completou.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral