Cidades

Audiência Pública discute Revisão do Plano Diretor de Turismo de Jales e Conselho aprova proposta por unanimidade



Na noite da terça-feira (04), às 19h, a Câmara Municipal de Jales recebeu a Audiência Pública para a apresentação da Revisão do Plano Diretor de Turismo do município. O evento contou com a presença de mais de 40 participantes, incluindo empresários do setor, representantes da Região Turística “Entre Rios”, vereadores, secretários municipais, servidores e especialistas da área.

Entre os presentes estavam os interlocutores da Região Turística “Entre Rios”, Evando Marin e Ana Paula Enside, o presidente do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, Antônio Quintela, o presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno de Paula, além dos vereadores Luís Especiato e Fábio Kazuto. Também participaram o ex-diretor do DADETUR e consultor de municípios, Antônio Serralha, os conselheiros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), bem como cidadãos interessados no desenvolvimento do setor turístico em Jales.

O consultor em turismo, Carlos Alberto Leal, da empresa LEAL Consultores e Associados, responsável pela revisão do Plano Diretor de Turismo, apresentou a metodologia participativa utilizada no estudo. Ele destacou que o plano anterior atingiu mais de 75% de execução, um índice considerado muito positivo. Durante a explanação, foram apresentados os cenários futuros, a missão, visão e valores do plano revisado, além das diretrizes, programas e projetos estratégicos para os próximos três anos.

Durante a audiência, os participantes puderam esclarecer dúvidas e apresentar sugestões, contribuindo para um debate enriquecedor sobre os rumos do turismo local.

Paralelamente à audiência, o COMTUR realizou sua primeira reunião de 2025. Ao final do encontro, o presidente do conselho, Antônio Quintela, colocou a revisão do Plano Diretor de Turismo em votação, e a proposta foi aprovada por unanimidade.

Com a aprovação do COMTUR, o Plano Diretor de Turismo segue agora para a elaboração de um projeto de lei que será encaminhado à Câmara Municipal. Após aprovação legislativa, ele se tornará uma Lei Municipal, conforme exigido pela regulamentação dos Municípios Turísticos do Estado de São Paulo.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Cidades