Geral

Arrecadação com exame de Ordem é de aproximadamente R$ 379 milhões



O Conselho Federal da OAB aprovou, em 20 de outubro de 2009, o provimento 136/09, que normatizou o exame de Ordem, unificando conteúdo e aplicação da prova. O exame de Ordem 2010/1 já foi realizado de forma unificada em todo país. Desde então, a arrecadação bruta (ou seja, há gastos também milionários), somados todos os valores, está na casa de R$ 379 milhões.

Os cálculos foram feitos considerando os candidatos que foram isentos de taxa de inscrição. Também foram considerados o valor pago por aqueles que fizeram o reaproveitamento da prova, que possui taxa de inscrição mais barata.

Veja detalhamento da arrecadação nos últimos anos:

É preciso ressaltar, mais uma vez, que não estão computados os gastos na feitura do exame, os quais devem acompanhar em grandeza o valor da arrecadação. Ademais, se ganho houver, certamente ele é revertido para os advogados dos Estados, pois os valores são repassados proporcionalmente para cada seccional.

Por fim, o objetivo de Migalhas é mostrar o gigantismo da OAB, que em breve terá em seus quadros o astronômico número de um milhão de advogados.

Para se ter uma ideia, se a Ordem fosse um país, seria o de número 161 na ordem populacional, dentre os mais de 250 países que existem no mundo.


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral