Geral

Após mais de um mês internado, prefeito da Grande Curitiba morre por Covid-19



CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) - O prefeito de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, Marcelo Puppi (DEM), 61, morreu na madrugada desta quinta-feira (7) de complicações decorrentes da Covid-19. Ele estava internado desde o dia 24 de novembro.

Puppi foi reeleito prefeito em novembro, porém, nove dias depois, foi internado com infecção pelo coronavírus. Depois de três dias, ele foi transferido para a UTI e, em 14 de dezembro, foi entubado.

No dia 1º de janeiro, do hospital, ele chegou a tomar posse como prefeito em uma cerimônia que ocorreu por videoconferência. Três dos 11 vereadores da cidade foram ao hospital para confirmar se o prefeito reeleito respondeu assertivamente com a cabeça ao juramento.

O evento seguiu todas as normas de segurança e preservou a privacidade de Puppi, segundo informou a família em nota divulgada no dia da posse, em que também agradeceu a "humanidade e solidariedade" dos vereadores.

Depois, já na Câmara de Vereadores, os parlamentares deram posse ao vice-prefeito Mauricio Rivabem (DEM), que agora deve assumir a cadeira de prefeito.

Há dois dias, Puppi novamente entrou em coma. "É com o coração apertado, mas sereno pela certeza de que os planos de Deus são perfeitos, que nos despedimos do nosso Marcelo. Para Campo Largo que lhe deu vida, alegrias, filhos e frutos, nosso mais profundo sentimento de amor e gratidão", divulgou a família Puppi em nova nota desta quinta-feira (7).

O prefeito deixa dois filhos e a esposa, Daniela Corsini Puppi, que também ficou internada após ser diagnosticada com a Covid-19, mas teve alta já no dia 28 de novembro.

A prefeitura informou que o velório de Marcelo será na Câmara de Vereadores da cidade, com a primeira hora restrita à família e aberto ao público entre 14h e 15h30. Devem ser observadas medidas de distanciamento social para evitar aglomerações. O enterro será restrito a familiares e amigos.

Em homenagem e respeito ao prefeito, o Executivo decretou luto oficial de sete dias e ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Segundo a prefeitura, serão mantidos os serviços considerados essenciais.

O governador do Paraná Ratinho Jr. (PSD) lamentou a morte do prefeito. "Me solidarizo à família e amigos neste momento de dor e tristeza. Meu profundo sentimento de condolências e de que a fé em Deus ampare seus corações, assim como o de todos os paranaenses que perderam pessoas queridas nestes tempos tão difíceis impostos pela Covid."

O prefeito de Curitiba Rafael Greca (DEM) relembrou a carreira política de Puppi. "A Grande Curitiba perde um ativo colaborador do desenvolvimento das cidades integradas, que cada vez mais precisam agir em conjunto em benefício da população", destacou.

A Câmara de Vereadores da capital também divulgou nota de pesar. "Perdemos uma pessoa que trabalhou incansavelmente pela melhoria da qualidade de vida de quem mora e trabalha em um dos mais importantes municípios da região metropolitana de Curitiba. Não conseguimos imaginar a dor, mas prestamos condolências à esposa, aos filhos, familiares, colegas e amigos", disse o presidente da Casa, Tico Kuzma (PROS).

Formado em Direito, Marcelo Puppi começou a trabalhar na Assembleia Legislativa do Paraná em 1982, onde permaneceu por treze anos. Depois, passou por cargos no governo do estado, como de assessor especial e subchefe da Casa Civil. Em 2004, ele se elegeu vereador em Campo Largo e, por dois anos consecutivos, presidiu a Câmara Municipal.

Puppi foi eleito pela primeira vez prefeito da cidade em 2017 e reconduzido ao cargo em 2020. Ele recebeu 21.566 votos (39,26%) no último pleito.

O prefeito era amigo do ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni (DEM) há 30 anos, conforme comentou em um vídeo da campanha eleitoral de 2020. O filho de Puppi, Christiano, é diretor do Departamento de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

 


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais sobre Geral