Cidades

18 de maio: Passeata marcará Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Jales

“É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual e queremos transmitir essa mensagem para toda a sociedade”, relatou Pérola.

18 de maio: Passeata marcará Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Jales

Em 18 de maio, data em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social vai realizar uma passeata com a participação da sociedade civil e de profissionais da rede de proteção e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

 

A ação faz parte da campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para o problema que afeta a sociedade em todo o Brasil. 

 

A passeata está prevista para iniciar às 8h30 e o ponto de partida será a Praça João Mariano de Freitas. Os participantes percorrerão a Avenida Francisco Jalles, Avenida João Amadeu, Rua 11, Rua 08 e retornarão à Praça João Mariano de Freitas.

 

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso, durante o percurso da passeata, serão distribuídos materiais com orientações e dicas para proteção das crianças e adolescentes.

 

Além da passeata, entre as ações realizadas durante a campanha, estão a veiculação de entrevistas radiofônicas, concedidas pela secretária da pasta, e a confecção de placas informativas sobre o assunto instaladas em pontos estratégicos da cidade.

 

“É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual e queremos transmitir essa mensagem para toda a sociedade”, relatou Pérola.

 

Criado oficialmente pela Lei nº 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, este dia tem como objetivo ressaltar a importância de combater o abuso infantil. No Brasil, é estimado que a cada uma hora, 4 meninas de até 13 anos sofram abuso sexual. De janeiro de 2021 a março de 2022, Jales atendeu 22 casos de violência intrafamiliar; 10 casos de vítimas de abuso sexual; 4 casos de vítimas de exploração sexual e 15 de negligência ou abandono envolvendo crianças e adolescentes.

 

Denúncia

 

O município conta com uma rede de proteção à criança e ao adolescente e as pessoas podem denunciar os abusos e a exploração sexual através do Disque 100, Conselho Tutelar (17 99602-7583), Polícia Civil (17 3632-3366) ou Polícia Militar (17 3632-1710). A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima. A pessoa também pode ir até o Conselho Tutelar ou em uma Delegacia de Polícia e expor o crime para posterior investigação.



RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba gratuitamente uma seleção com as principais notícias do dia.

Mais notícias sobre Cidades

Cidades

Dia do desafio. Crianças da escola Municipal professor Antônio DI Bernardo PEREZ saem nos arredores da escola para ficar em dia com a saúde física.

No dia internacional do desafio a EMEI promoveu um momento de prática de atividades...


Cidades

Prefeito de Pontalinda, paga os atrasados do Fundeb em uma única parcela.

O Prefeito de Pontalinda, Sisinio Leão, em tratativas junto com o Vice Prefeito...


Cidades

DEPUTADO GENINHO ZULIANI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE PALMEIRA D’OESTE

Na última quinta-feira (26) o Deputado Federal Geninho Zuliani veio até nosso...

Cidades

PREFEITURA DE MACEDÔNIA INICIARÁ OBRAS DA NOVA PISTA DE CAMINHADA

Na próxima semana, a empresa responsável iniciará as obras da nova Pista de...